Os isabelenses que passarem em frente a Câmara Municipal de Santa Isabel se lembrarão dos desafios enfrentados pela população mundial entre 11 de março de 2020 a 5 de maio de 2023: a pandemia de COVID-19 e as mais de 300 vidas ceifadas pela doença em Santa Isabel. O Memorial da Covid inaugurado pelo legislativo, na última segunda-feira, 18, leva o nome do médico Dr. Orlando Tavares Pinheiro, morto em julho de 2020, após complicações da Covid-19.
Veja Também
- PM reforça segurança, e fica em alerta para saidinha de final de ano
- Corredores prestigiam a corrida e caminhada do Natal Encantado de Arujá
- Fome de dinheiro
Em cerimônia solene realizada ao anoitecer da segunda-feira, autoridades e familiares que perderam seus entes queridos durante a pandemia puderam relembrar a trajetória marcada pela luta contra a doença.
Emocionada, Arlete Pinheiro, viúva do médico homenageado, considerou o monumento importante, não apenas para a memória do marido, mas também para todos se recordarem das as vítimas fatais de Santa Isabel e do país. Destacou principalmente que o monumento sirva de alerta para que a sociedade se cuide para evitar uma nova epidemia. Lembrou que Dr. Orlando “era um homem e um profissional exemplar, não media esforços para exercer a missão que escolheu para a vida”, disse.
A Câmara Municipal isabelense é o primeiro órgão público a homenagear as vítimas da COVID-19 na região, e criação do Memorial “Dr. Orlando Tavares Pinheiro” foi uma proposta do Presidente da Casa de Leis, Luizão Arquiteto (PL), no decreto legislativo nº 1 de 22 de fevereiro de 2022 que obteve o apoio de todos os vereadores.
- Siga o canal oficial do Ouvidor no WhatsApp
Na mesma noite, o legislativo isabelense inaugurou a Galeria Vereador Jamir Varallo que celebra os parlamentares que se destacaram no exercício de suas obrigações e que foram consagrados pela opinião pública em sucessivos mandatos.
No encerramento, a Câmara entregou o título de cidadão honorário a 18 pessoas agraciadas com o título pelos bons serviços prestados à comunidade. Além dos vereadores, o prefeito Carlos Chinchilla participou de todas as homenagens acompanhado de diversos secretários.