O nome da Biblioteca Municipal, Profª Maria Helena Marcondes foi escrito no prédio da Av. Manoel de Campos Salles, em Santa Isabel pela primeira vez no ano de 1980 e, agora, será reescrito após a reforma da sede da Cultura iniciada em janeiro deste ano. A reforma recupera as instalações destruídas por um incêndio em 2010 e que obrigou a transferência das coleções para outro prédio.
Veja Também
- Os planos da nova secretária para a cultura de Santa Isabel
- Santa Isabel: contemplada em programas culturais
- Santa Isabel escolhe rumo da Cultura
“Em junho desse ano, os isabelenses terão, em novo endereço, um dos acervos mais importantes para o desenvolvimento humano, a biblioteca. Por isso é necessário sua valorização” diz a Secretária de Cultura, Teresinha Pedroso.
Na Conferência Municipal de Cultura, que aconteceu junho do ano passado, o Prefeito, Dr. Carlos Chinchilla e a Vice-Prefeita e atual Secretária da Cultura, Teresinha Pedroso, apresentaram a proposta de valorização da tradição isabelense e o incentivo à leitura e à inclusão social na Secretaria de Cultura: “Santa Isabel é a bola da vez. E estamos juntos sonhando e construindo uma cidade melhor”, enfatizou o Prefeito.
A restauração do local que abrigou a biblioteca desde sua inauguração em 1940 é um passo para reviver a cultura no município. O prédio está recebendo investimentos de R$202.468,83 para promover melhor acessibilidade e conforto a todas as pessoas conforme foi definido durante a conferência. A nova infraestrutura oferecerá salas de leitura, banheiro comum e adaptado, elevadores e rampas para a inclusão de atendimento prioritários além de espaço para a exposição e livros. O término das obras tem previsão para o próximo 23 de junho.
Atualmente o atendimento da Biblioteca Municipal e da Secretária de Cultura ainda estão localizadas no mesmo prédio na Avenida da República, N°118, no centro da cidade com o atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 17h00.