Santa Isabel, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou o cadastramento de moradores diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Lei Municipal garante a estes pacientes uma carteirinha que lhes dá prioridade nos serviços públicos, privados dentro de todo o território municipal.
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Em Santa Isabel, atualmente vivem 84 pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista. O cadastro para a emissão das novas carteirinhas de identificação, iniciou no último dia 27/04. De lá para cá, já foram realizados 20 cadastros, segundo dados da própria Secretaria.
“É uma ação positiva, pois antes, para comprovar o autismo a pessoa ou seu acompanhante tinham que sempre estar com o laudo médico em mãos e, em alguns serviços, esse laudo não tinha validade pela data. A carteirinha terá validade de cinco anos, e o paciente não terá mais que passar por essa dificuldade”, informa a secretária de Saúde, Helena Inácio.
O cadastro para a emissão do novo documento poderá ser feito na sede da secretaria de Saúde de Santa Isabel, localizada na Avenida Guilherme Alfieri, 332 – Parque São Benedito das 08h às 17h, até o dia 31 de maio.
Confira os documentos necessários.
– Documento identificação da criança;
– Documento identificação do responsável ;
– Comprovante de endereço ( residente no município de Santa Isabel);
– Laudo médico atestando TEA ;
– Foto 3×4 recente.
O cadastro para confecção das carteirinhas poderá ser feito até o próximo 30 de maio.