Arujá terá Mais Médicos

Município receberá três médicos por meio de programa do Governo Federal. Ao todo mais de 1.900 cidades aderiram ao “Mais Médicos” no último mês. Santa Isabel e Igaratá já estão contempladas

O Ministério da Saúde divulgou a lista final de municípios que aderiram ao programa do governo federal Mais Médicos pelo Brasil. Cerca de 1.994 cidades brasileiras foram contempladas e poderão receber profissionais, contratados pelo Ministério da Saúde, para reforçarem a atenção primária de saúde. Dentre estes municípios, está Arujá.

Veja Também

Arujá será contemplada com três médicos, e o preenchimento destas vagas será feito pelo próprio profissional selecionado pelo Ministério da Saúde para atuar no programa e que optar em trabalhar na cidade. As inscrições para profissionais se candidatarem as vagas do novo programa Mais Médicos começaram nesta sexta-feira, 26/05 e se encerram às 18h do próximo dia 31. De acordo com o Ministério da Saúde, 5.970 vagas deverão ser preenchidas.

O programa completa dez anos de criação em 2023 e tem entre suas raízes fundamentais, garantir atendimento médico principalmente em regiões de extrema vulnerabilidade social. Para atrair cada vez mais a adesão de profissionais médicos, o governo federal aperfeiçoou o programa dando oportunidade de qualificação, por meio de especialização em medicina da Família e Comunidade e até a possibilidade, do médico inscrito, realizar um mestrado em Saúde da Família.

Os médicos receberão ainda incentivos e benefícios para atuação em áreas mais vulneráveis, como acréscimo maior no piso salarial que varia de acordo com a região escolhida. Os profissionais terão ainda, contrato de três a quatro anos, além de possibilidade de licença maternidade (seis meses) e paternidade (20 dias). Cada bolsa-formação, concedida pelo Ministério, será no valor de R$ 12.386,50 por 48 meses prorrogáveis pelo mesmo período.

O Programa Mais Médicos conta atualmente com oito mil profissionais atuando em diversas cidades brasileiras, dentre elas Santa Isabel. De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Helena Inácio, o município possui dois profissionais médicos, contratados por meio do Mais Médicos. Estes profissionais atuam nos bairros Cachoeira e Jd. Eldorado e possuem contrato vigente até 2025.

Em Igaratá, a secretária de Saúde, Tatiane Peoli explica que o município já conta com dois profissionais contratados por meio do programa Médicos Pelo Brasil, criado em 2019, pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Os profissionais atendem no posto de saúde central de Igaratá.

Até o fim deste ano, o governo federal espera estar com 28 mil profissionais do Mais Médicos atendendo em todo o país, principalmente nas áreas de extrema pobreza. “Com isso, mais de 96 milhões de brasileiros terão a garantia de atendimento médico na atenção primária, porta de entrada do SUS”, finaliza o Ministério.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments