A dureza e a resistência da pedra parecem influenciar a vida das pessoas que trabalham na Pedreira Santa Isabel (PSI). A demonstração disso é vida e a história de Valdir Parolini que, aos 72 anos, é o funcionário mais antigo da empresa que gera emprego direto para mais de 200 isabelenses que, como ele, dedicam a vida a aprender os segredos de um trabalho que garante para a maioria, propriedades e qualidade de vida para toda a família.
Veja Também
- Parceria costura sonhos e impulsiona mulheres
- Polícia Militar promove entrega de presentes a crianças carentes
- Camargo faz balanço de sua gestão
Valdir conta que seu avô, o português Francisco Castanheira, chegou ao Brasil no mesmo navio que trouxe a família Matheus, então contratada para a construção da catedral da Sé, em São Paulo. Porém, o primeiro contato entre eles só ocorreu anos depois quando, trabalhando na São Paulo Railway (SPR), foi transportar pedras produzidas na Pedreira Santa Luzia, em Ribeirão Pires, primeiro empreendimento da família Matheus.
O encontro entre as duas famílias, anos após a chegada ao país, abriu portas para o então jovem trabalhador, que começava sua carreira em meio às recentes construções da capital. Graças à oportunidade de trabalhar no novo projeto do ramo da extração de pedras na região, Francisco consolidou seu nome na história das empresas da família Matheus.
Seguindo os passos do avô, somando anos de esforço e dedicação ao trabalho, em 1985, Valdir Parolini assumiu uma das maiores responsabilidades de sua vida: a missão de conduzir, junto com Antônio Matheus, a transição dos empreendimentos à Pedreira Santa Isabel, que estava no início das atividades em Santa Isabel.
Iniciante no setor de britagem, Valdir também acompanhou a evolução de todos os setores da mineradora, como a fiscalização das diferentes áreas, a participação nas reformas, expansões… “Nós fizemos a Pedreira”, comenta com um sorriso de satisfação.
A força continua
O trabalho se transformou em convivência que sobrevive até hoje através de Valdir, que começou trabalhando ao lado de Antônio Matheus e apesar de aposentado há 26 anos, continua trabalhando e sendo exemplo de dedicação ao trabalho que lhe permitiu construir a sua casa própria, educar e criar sua família de quatro filhos. No próximo dia 28 de dezembro Valdir celebra seu 73º aniversário.
Ao reconhecer a importância de seu mais antigo colaborador, o Grupo PSI homenageia todos aqueles que, com esforço e dedicação, se empenham em fazer do Grupo PSI – Pedreira e Pavimentadora Santa Isabel e Pedreira Luman – uma unidade familiar, buscando transformar a sociedade onde vivem.
- Siga o canal oficial do Ouvidor no WhatsApp
“Funcionários como Valdir plantaram uma árvore cujos frutos colhemos hoje e zelamos para que no futuro possamos continuar nos orgulhando de tudo o que construímos”, diz um dos representantes da empresa enquanto abraça o mais antigo funcionário, e acrescenta: “Nesse Natal e durante todo o nosso futuro, Valdir será sempre uma referência em nossa vida!”.