A Saúde de Arujá, De Frente com o Ouvidor

Nesta semana o Jornal Ouvidor bateu um papo com o sub-secretário de saúde de Arujá, professor Danilo Silva

A entrevista completa com o professor Danilo Silva pode ser conferida no Canal Oficial do Ouvidor no Youtube.

Os números provam que a Saúde de Arujá alcançou um importante feito. A cidade avançou em maior oferta de serviços e também na expansão de novos equipamentos que permitiram ao arujaense acesso a exames e procedimentos que jamais antes existiram na cidade. O sub-secretário de Saúde de Arujá, Danilo Silva, esteve nesta semana no Programa de Frente com o Ouvidor e destacou os feitos da Pasta que gerencia ao lado do secretário Municipal, Leonardo Reis.

Foi notícia no Ouvidor

De acordo com Danilo, o ponto de partida foi a preocupação da administração do Prefeito Dr. Luís Camargo em zerar demandas reprimidas de exames e cirurgias, que se estendiam a décadas. Por meio de convênios firmados com hospitais e Santas Casas da região, arujaenses puderam realizar cirurgias ortopédicas, vascular e até bariátricas. Nos últimos dois anos foram mais de mil cirurgias realizadas, baixando significativamente uma demanda reprimida que nem é responsabilidade do município.

“A gente reduziu uma demanda reprimida significativa para o Sistema Único de Saúde (SUS) tanto para a União quanto para o governo do Estado, pois a responsabilidade do município é a atenção básica, mas o nosso Prefeito entende o drama é da população. Avaliamos os casos, estudamos as possibilidades e aplicamos esse conceito e hoje vemos a alegria no rosto das pessoas de conseguirmos, com recursos próprios, dar fim a uma longa espera”, disse Danilo.

A oferta de serviços de saúde também aumentou na cidade, muito em decorrência da readequação de serviços que já existiam, mas também pela inauguração de novos equipamentos, como o recém inaugurado Centro de Diagnóstico de Imagem, onde será possível realizar exames como endoscopia e colonoscopia: “Hoje o paciente leva em média 50 dias para conseguir marcar um exame como este junto ao governo do Estado, com um espaço próprio em nossa cidade conseguiremos ofertar uma média de 500 exames por mês”, explicou.

Danilo pontuou também a importância da inauguração da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, um feito conquistado ainda nos primeiros anos de governo do Prefeito Camargo: “Ainda pensando na saúde de nossas crianças, daqui há dois meses a cidade ganhará o seu primeiro Pró-criança, um pronto socorro infantil que funcionará 24 horas por dia voltado exclusivamente para o cuidado infantil”, destacou.

Outra inauguração a caminho será a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro, que de acordo com Danilo foi desativada na gestão passada. “Atualmente quem mora na região central precisa pegar até dois ônibus para conseguir utilizar a UBS do Pilar por exemplo, isso vai acabar, o Prefeito viu a necessidade, determinou a construção, assinou a ordem de serviço e em breve a cidade ganhará este novo equipamento que funcionará ao lado do Centro de Especialidades Médicas (CEM) e irá beneficiar aproximadamente cinco mil pessoas por mês”, diz.

O sub-secretário falou ainda sobre a construção do Hospital Regional, além de outros importantes equipamentos para a Saúde de Arujá, bem como a oferta de saúde e bem-estar animal com um programa eficaz de castração de cães e gatos desenvolvido também na gestão do prefeito Dr. Luís Camargo.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments