A Lista

por Roberto Drumond

turismo
Roberto Drumond - Editor chefe do Jornal Ouvidor.

Essa semana circulou nas redes sociais de diversas cidades, como se houvesse um único comando determinando as ações, uma lista de pessoas e empresas que, segundo a postagem, contribuíram para o resultado das eleições que apontaram o ex-presidente Lula como o governante do Brasil a partir de 1º de janeiro.

Veja Também

Essa lista fez com que algumas pessoas ficassem preocupadas com eventuais bloqueios a suas atividades comerciais e/ou industriais como uma forma de vingança orquestrada pelo candidato derrotado, o atual presidente Jair Bolsonaro.

Na lista que circulou em Santa Isabel uma das empresas apontadas era justamente esse jornal. Recebi diversos telefonemas de amigos, leitores e parceiros se solidarizando e reconhecendo que, durante toda a campanha, o jornal manteve a sua tradicional postura apartidária e imparcial, oferecendo oportunidade a todos os que desejassem se manifestar através de nossas mídias. Foi assim que recebemos o candidato do PT e do partido NOVO ao Governo do Estado além de diversos candidatos a deputados, de todos os níveis, dos partidos políticos que se apresentaram. Tivemos, em nossa live, muitos candidatos e alguns lograram serem eleitos, para nossa satisfação.

Diante da manifestação dos amigos, preocupados com a circulação da lista que provocou, inclusive, a publicação de uma nota indignada da sub seção da Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Isabel e Igaratá, entrei em contato com um dileto amigo, especialista na legislação que rege as redes sociais que me recebeu com boas risadas.

Contou-me que recebeu a lista com alguns nomes, inclusive o dele. Não teve dúvidas, de modo anônimo, acrescentou à lista diversos nomes de pessoas que, sabia, terem sido esquecidas. Inclusive alguns personagens que haviam manifestado publicamente o seu apoio ao candidato derrotado. Criando, a seu ver, uma tremenda confusão nos autores da lista que, de concreto não teria como afetar a vida de ninguém, especialmente de pessoas que democraticamente e de modo respeitoso e inteligente aceitaram o resultado das eleições. Assim, disse-me ele, esvaziei os efeitos da lista que, por certo vai na verdade causar constrangimento em quem as lavrou.

Questionou-me se teria interesse em ingressar com alguma ação judicial, acionando a Polícia para a identificação dos autores iniciais da lista. Prometi que vou refletir, mesmo porque, tem-se em conta diversas pessoas que certamente têm interesse em denegrir a imagem desse jornal. E vou fazê-lo: refletirei portanto a respeito do tema, mas por enquanto, a menção na lista segue sendo uma propaganda gratuita de nosso trabalho!

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments