A Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria de Saúde, chama atenção dos munícipes para as altas taxas de absenteísmo registradas em todas as unidades de saúde. O município registra uma média de 2.500 faltas em consultas por mês.
Veja Também
- Mais de 400 pessoas faltaram na consulta só em setembro
- Fake News tira alunos da escola
- Com dez casos positivos de dengue, Saúde busca conscientização da população
O absenteísmo trata-se da prática de faltar as consultas sem justificativa. Essa atitude pode gerar diversos problemas para outros pacientes, que perdem a oportunidade do agendamento, além de trazer prejuízo ao município.
Na UBS I, localizada no Brotas, a mais movimentada da cidade, os números de faltas são impressionantes. Em março, 481 pessoas faltaram às consultas médicas; 460 pessoas faltaram às consultas de especialidades; 180 pacientes faltaram às consultas de enfermagem e 108 pessoas não realizaram exames de sangue agendados.
Já no Jardim das Acácias, por exemplo, o painel de absenteísmo fixado no mural da unidade apresenta altos números de ausências referentes ao mês de março, como: 78 faltas em consultas médicas; 14 faltas em consultas com enfermeiros (as); 48 faltas em consulta com dentista e 34 faltas em coletas de sangue.
De acordo com a equipe técnica da Pasta, mensalmente são registradas entre 2 mil e 2.500 faltas, e o prejuízo reflete em toda a população, já que os médicos são pagos, sem realizar consultas. Por outro lado, pacientes que realmente precisam da consulta, acabam perdendo a oportunidade de se consultar.
A Secretaria de Saúde esclarece ainda, que caso o paciente não possa comparecer ao atendimento, a orientação é para que entre em contato com a unidade de saúde com o máximo de antecedência possível, e remarque a consulta. Os telefones para contato estão disponíveis no seguinte link acesse aqui.