Há mais de um ano sob o comando de uma nova diretoria, a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santa Isabel) pouco, ou quase nada desenvolveu em suas atividades neste período. No último mês a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) recebeu uma denúncia anônima a fim de que a entidade cobrasse esclarecimentos da associação. Na quinta-feira, 15/09, a presidência da APAE renunciou ao cargo.
Veja Também
- APAE de Arujá abre portas de empregos sem limitações
- Câmara aprova doação de terreno para APAE de Arujá
- APAE de Arujá nas Olímpiadas Estaduais
A denúncia chegou a OAB no início de agosto, cobrando além da relação de atividades realizadas no período, a divulgação do endereço da sede para atendimento da população, em sua maioria do público PCD (Pessoa com Deficiência) que reside na cidade, mas que se queixam por não encontrarem a sede aberta para a realização de seus atendimentos.
Em 15 de agosto, a OAB então notificou o presidente da APAE, Antônio Ramon Peres com cópia encaminhada para o prefeito Dr. Carlos Chinchilla, pedindo esclarecimentos sobre o endereço da sede da APAE. Apenas o Prefeito respondeu o ofício.
Em resposta ao documento, a Prefeitura informou que a sede está instalada, provisoriamente, na Rua Vereador Luís Benedito, Nº 519, Bairro Pq. São Benedito. “Contudo, a municipalidade estuda outro local para instalação de uma nova sede, que atenda às necessidades e que possa trazer maior conforto e localização para os familiares e usuários dos serviços desenvolvidos pela entidade”, disse a nota.
Três dias antes da notificação da OAB, o então presidente da associação, Antônio Ramon Peres enviou um ofício, com data de 12 de agosto de 2022, ao presidente da APAES do Alto Tietê, Odair Pereira, comunicando a sua renúncia ao cargo. Na ocasião, o mesmo alegou motivos pessoais e externos.
No entanto, de acordo com o Dr. Vagner Lobo, como a OAB não recebeu nenhum protocolo oficializando a renúncia o mesmo deveria ter respondido as notificações, o que de acordo com o presidente da OAB, nunca ocorreu. Na quinta-feira, 15/09, a renúncia foi oficializada em cartório.
Ramon Peres informou que todos os esclarecimentos de sua parte foram prestados tanto a OAB, quanto aos demais órgãos fiscalizatórios no período em que ele esteve no comando da entidade. De acordo com Ramon, além dele, boa parte da equipe que compôs a mesa diretora da entidade também renunciaram.
Provisoriamente a APAE deve ficar sob a presidência de Renan Caetano Oliveira, que neste período ocupou o cargo de vice-presidente. Uma nova eleição deverá para a escolha da mesa diretora.
“Bem como eu não recebi nenhuma resposta sobre as ações desenvolvidas, nem a oficialização da renúncia da diretoria, encaminharei o caso ao Ministério Público que deverá, por sua vez, notificar as partes e cobrar os esclarecimentos necessários”, finaliza o Presidente da OAB.