O Governo de SP, por meio das secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) e de Esportes, anuncia a abertura das inscrições para a segunda edição dos Jogos Paralímpicos do Estado de São Paulo (Paresp). Este evento, que já se estabeleceu como um marco no calendário esportivo paralímpico, inclui competições em atletismo, natação, halterofilismo e, como novidade este ano, vôlei sentado. Os jogos ocorrerão no renomado Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, equipamento esportivo da SEDPcD situado na capital paulista.
Foi notícia no Ouvidor
- Direito de Vizinhança
- Vereadores são acusados de promover fraudes em contratos
- Ministra defende maior participação indígena nas políticas públicas
O objetivo dos Jogos Paralímpicos do Estado de São Paulo é promover o desenvolvimento do esporte paralímpico nos municípios paulistas, incentivando a inclusão social e esportiva das pessoas com deficiência e proporcionando uma plataforma para que esses atletas mostrem seu talento e determinação em uma competição de alta potencialidade.
“É papel do Estado promover políticas públicas de inclusão para pessoas com deficiência e o Paresp é uma dentre as inúmeras ações que temos trabalhado com entusiasmo nesta gestão. Esta competição não apenas reforça os valores de inclusão e equidade no esporte, mas também destaca as capacidades e o potencial de cada participante, contribuindo para uma comunidade esportiva mais abrangente e representativa”, destaca o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.
Os interessados devem ter completado ou completar 15 anos durante o ano do evento para serem elegíveis. As inscrições podem ser feitas clicando aqui. Atletas com deficiência visual ou intelectual devem enviar seus laudos até o dia 20 de maio para o e-mail: paresp.jogossp@gmail.com. Informações completas e regulamento estão disponíveis no site pessoacomdeficiencia.sp.gov.br aqui ().
“Os Jogos Paralímpicos representam um compromisso contínuo do Governo de São Paulo em promover a inclusão social e esportiva das pessoas com deficiência. Estamos entusiasmados em ver os atletas demonstrando seus talentos, enquanto fortalecemos o desenvolvimento do esporte paralímpico em toda a região”, enfatiza a secretária de Estado de Esportes, Helena Reis.
Confira o calendário:
1º etapa: de 05 a 08 de setembro (atletismo e natação)
2ª etapa: de 19 a 22 de setembro (atletismo e natação)
3ª etapa: de 10 a 13 de outubro (atletismo e natação)
4ª etapa: de 18 a 20 de outubro (halterofilismo e vôlei sentado)
FINAL: 01 a 03 de novembro (atletismo e natação)
As regiões de cada seletiva serão definidas e divulgadas após inscrição e contabilização dos inscritos.