O levantamento é feito desde 2015 pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) e busca medir o índice de efetividade em sete importantes áreas das prefeituras paulistas. A soma dos desempenhos dá ao órgão o Índice Geral de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) utilizado para classificar as administrações das prefeituras como efetivas ou não. Na região, Arujá aparece entre as poucas prefeituras do Alto Tietê com índice mais próximo do indicador esperado.
Foi notícia no Ouvidor
- Na região: Mais de 80 crianças nasceram sem registro paterno em 2023
- Arujá inaugura escola modelo no Jordanópolis
- Especialista alerta sobre a importância dos cuidados com a saúde mental
O indicador prevê cinco faixas de classificação das administrações: ‘altamente efetiva’ (nota A), ‘muito efetiva’ (B+), ‘efetiva’ (B), ‘em fase de adequação’ (C+) e com ‘baixo nível de adequação’ (C). Sete áreas são analisadas pelos auditores do TCESP, são elas saúde, educação, planejamento, gestão fiscal, segurança das cidades (Defesa Civil), meio ambiente e governança em tecnologia da informação.
Das áreas avaliadas Arujá obteve índice efetivo em gestão fiscal, segurança pública e governança em tecnologia da informação. Nas áreas de educação, saúde, meio ambiente o Tribunal reconheceu que a cidade está em fase de adequação C+. O mesmo indicador (C+) também foi utilizado na classificação geral do IEG-M de Arujá. Na região, além de Arujá, tal nota só foi obtida por Mogi das Cruzes, Guararema e Guarulhos.
Em todo o estado, um total de 223 prefeituras atingiram nota C+ no Índice Geral. Apenas 52 prefeituras, o que representa 10% do total de 644 avaliadas pelo órgão, atingiram a nota B, enquanto 369 municípios receberam a pior nota na avaliação geral C. Nenhuma cidade foi classificada como ‘muito efetiva’ ou ‘altamente efetiva’.
Para a secretaria Municipal de Governo de Arujá a correta aplicação dos recursos municipais atrelada a uma gestão fiscal séria e responsável, contribuíram para que o município evoluísse em seus índices de efetividade em todos os setores, atingindo certificações inéditas como a conquista do título de Município Verde Azul: “Tivemos um salto significativo nos índices de cidade ambiental e também recebemos o prêmio ‘Cidade Caminhável’, pela acessibilidade ofertada na Avenida Amazonas em nosso Espaço Gourmet”, disse o secretário da Pasta, Rogério Gonçalves Pereira (Rogério da Padaria).
- Siga o canal oficial do Ouvidor no WhatsApp
Na Saúde, a administração municipal pontua iniciativas que contribuíram para o município zerar as filas de espera da tomografia, bem como as de cirurgias eletivas que tirou dezenas de arujaenses da fila do Sistema Único de Saúde (SUS): “Recentemente na Educação entregamos uma das escolas municipais mais modernas do Brasil e por meio das creches conveniadas, conseguimos zerar a fila de crianças em busca de vaga nas creches da cidade. Estamos no caminho certo e isso tem sido comprovado pela efetividade alcançada em todas as áreas do nosso governo”, finaliza.