7 dicas de vendas para aumentar suas vendas hoje

Dicas infalíveis e que podem ser colocadas em prática hoje mesmo para te ajudar a aumentar as suas vendas e se destacar da concorrência para seus clientes

Dicas infalíveis e que podem ser colocadas em prática hoje mesmo para te ajudar a aumentar as suas vendas e se destacar da concorrência
Dicas infalíveis e que podem ser colocadas em prática hoje mesmo para te ajudar a aumentar as suas vendas e se destacar da concorrência

Para que você possa melhorar suas vendas e alcançar os resultados desejados, é essencial que você conheça seus clientes a fundo, além do seu mercado de atuação.

Porém, a peça central para uma venda bem-sucedida é certamente o vendedor. Na forma como se comporta e conduz à venda, ele pode conquistar o cliente ou espantá-lo.

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Veja a seguir as dicas que separamos para você melhorar suas vendas a partir de hoje!

1 – Conheça bem o seu cliente

Conhecer seu cliente é a nossa dica número 1. Afinal, só assim você vai saber qual a melhor maneira de abordá-lo e de oferecer os produtos certos. Aqui, você vai focar na sua interação com o consumidor durante a venda.

É fundamental estar atento à conversa e às atitudes do cliente, entender o que ele pensa e precisa, falar menos e ouvir mais. Isso o ajudará a criar um vínculo com o consumidor, a aumentar a confiança que ele tem em você e, por consequência, aceitar melhor as sugestões oferecidas pelo vendedor.

Além disso, é importante que você escute tudo o que o cliente tem a dizer, dê espaço para que ele possa falar dos seus desejos e problemas. Pessoas gostam de serem ouvidas e esse é um dos caminhos para que você possa vender mais e melhor.

2 – Conheça e acredite no que você vende

Conhecer profundamente o produto que você vende ou serviço que oferece é fundamental. Assim, você poderá mostrar que entendeu o problema que seu cliente possui, saber como isso pode ser resolvido de imediato e oferecer a melhor solução para seu cliente.

Além de conhecer seu produto, é preciso acreditar que ele realmente vai ajudar o consumidor. Para isso, é importante que você fale sobre outros clientes que tenham um problema parecido e como você ajudou a solucioná-lo, por exemplo. É preciso defender e mostrar que o que você vende é a melhor solução.

3 – Não desperdice tempo

O tempo é valioso, tanto o seu como o do consumidor, concorda? Por isso, saber iniciar uma conversa com o potencial cliente e descobrir rapidamente qual o problema que ele quer resolver é importante.

Dessa forma, o cliente ficará satisfeito em encontrar rapidamente o que deseja e você terá tempo para se dedicar a novos clientes ou resolver alguma questão administrativa do seu negócio.

Um atendimento rápido e eficaz é vantajoso para os dois lados!

4 – Utilize um manual de vendas

Contar com um manual ou guia de vendas é muito importante, já que ele vai reunir todas as informações necessárias sobre como agir diante de uma venda, como abordar seu cliente, perguntas a serem feitas, entre outros tópicos.

O manual de vendas pode ser utilizado tanto para vendas na sua loja física como em vendas realizadas pela internet ou telefone. Dessa forma, é possível garantir a qualidade das suas vendas e, em caso de um novo vendedor surgir, seu treinamento será facilitado com esse guia.

Assim, processos de vendas ficam padronizados e o conhecimento pode ser mais rapidamente compartilhado. Lembre-se: esse documento pode, e deve, ser atualizado sempre que você sentir necessidade.

5 – Personalize sua venda

Agora que você já sabe que deve conhecer tanto seu cliente como seus produtos ou serviços, vamos falar de atendimento. Quanto mais personalizada for a sua venda, isto é, dando uma atenção única ao problema do seu consumidor e oferecendo uma solução certeira, melhor.

Mais ainda, é preciso compreender que atender bem vai além do simples atendimento, é preciso personalizar os produtos e serviços oferecidos também. Uma forma de oferecer produtos personalizados é simplesmente ouvir o cliente e acompanhar as tendências de mercado.

Vamos ver como exemplo uma loja de doces artesanais: se clientes têm procurado por versões mais saudáveis dos seus produtos, passe a produzir doces “fitness”. O princípio básico para manter qualquer bom atendimento e fidelizar clientes é ouvir o que eles têm a dizer.

6 – Seja mais consultor do que vendedor

É preciso que o seu foco, enquanto vendedor, seja resolver o problema do seu cliente da melhor forma possível. Essa estratégia é bem comum em um mercado em que empresas vendem para outras empresas, mas pode ser aplicada facilmente em qualquer realidade.

Para isso, se coloque no lugar do seu cliente e pense no que poderia te surpreender ao realizar uma compra numa loja, restaurante ou ao contratar com serviço.

7 – Saiba lidar com as objeções

Quem nunca ouvir frases como: “na volta eu passo para pegar”, “vou pensar a respeito” ou “está muito caro”? Essas são algumas das objeções que os vendedores estão acostumados a ouvir todos os dias.

Lidar com elas não é fácil. Mas é preciso saber contornar todas elas para melhorar suas vendas e o seu atendimento.

Para isso, a nossa dica é: anote todas elas e crie respostas para contornar os motivos que impediram a sua venda. Em seguida, reúna todas elas no seu manual de vendas para estudar e, ainda, utilizar como fonte de ideias para novos produtos ou serviços.

É importante que você saiba que quanto mais perguntas seu comprador fizer, mais interesse ele está demonstrando pelo produto ou serviço, a solução que está sendo levada para ele.

Essas 7 dicas vão te ajudar a vender muito e de forma muito mais rápida, basta que você comece agora a aplicá-las em seu negócio. Espero que eu tenha conseguido esclarecer um pouco mais essa questão para que, assim, esse assunto fique mais fácil de ser compreendido.

Aproveite e continue navegando em nosso blog e saiba tudo sobre o universo das vendas e do marketing.

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