Considerado um setor fundamental no controle de doenças transmitidas do animal para o homem, o Departamento de Zoonoses, da Prefeitura de Santa Isabel desenvolve um amplo trabalho voltado à prevenção e controle de doenças e epidemias veterinárias. Só no ano passado foram registrados mais de mil atendimentos. Deste total, cerca de 800 dizem respeito a castrações e controle populacional de cães e gatos.
Foi notícia no Ouvidor
- Brasil vai sediar Copa do Mundo Feminina de futebol em 2027
- Mulher morre em acidente no Centro
- Câmara segue veto de Camargo contra instalação de clube de tiros na região central
“Também somos constantemente procurados por moradores para atender casos sobre a presença de marimbondos, abelhas ou outras espécies, como o escorpião, por exemplo e que representam risco à segurança da comunidade”, destacou a Pasta.
Além da retirada destes animais peçonhentos e atendimentos de denúncias, o setor também realiza orientações a comunidade por meio da execução de programas de leishmaniose, raiva, febre amarela e febre maculosa. Atualmente, o setor possui três médicos veterinários, que se dividem em cuidados clínicos aos animais do canil e aos que são levados até o setor por seus tutores que na maioria das vezes não podem pagar uma consulta particular. Atualmente a equipe também atende por meio do castramóvel.
Controle populacional
Só no ano passado, o setor realizou cerca de 800 castrações de cães e gatos. O número é mais que o dobro do total de 40 castrações por mês que é determinado por meio do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Após castrados, chipados e vermifugados os animais de rua são devolvidos a comunidade.
- Siga o canal oficial do Ouvidor no WhatsApp
Para marcar a castração de um animal, ou outra demanda na causa animal, o munícipe deve ir até o setor de Zoonoses, localizado na Rua América, nº 200 – Parque São Benedito. O telefone para contato é o 4656-4444.