A primeira fase será “Educativa”, as 509 vagas serão disponibilizadas por apenas duas horas para cada veículo e, caso o motorista necessite de mais tempo, terá de mudar o local onde deixou o carro e renovar o tíquete que custará, a partir do dia 18, R$1,50, segundo informou a prefeitura de Santa Isabel.
Veja Também
O controle e a licença de estacionamento serão feitos através do aplicativo disponibilizado pela empresa Estacionamento Fácil, vencedora da licitação que ofereceu para a Prefeitura 27% da receita dos estacionamentos depois de deduzidas as despesas com a manutenção do sistema.
O serviço será garantido por cinco agentes nas ruas sob o controle de um coordenador, e um fiscal de moto que agirá sempre que o sistema indicar que um veículo está estacionado irregularmente. O motorista poderá obter o aplicativo nas lojas virtuais tanto para o sistema android quanto para IOS, baixar gratuitamente o aplicativo e realizar o pagamento com cartão de crédito ou débito. Um cadastramento prévio facilita a obtenção da liberação da vaga.
Na ausência do aplicativo, o pagamento pela vaga disponível poderá ser feito nas lojas credenciadas ou com os próprios agentes da fiscalização. Ao identificar um veículo, o agente consulta o número de placa e ao constatar que não foi feito o pagamento do tíquete, avisa ao agente da moto que convoca o Fiscal de Trânsito para que a multa seja lavrada. Todo controle será feito através do escaneamento das placas dos veículos.
Isenções estão previstas apenas para veículos oficiais e das empresas de serviços públicos.