Perdeu o Título de Eleitor? Veja alternativas ao documento

Outros documentos de identidade e até mesmo aplicativo de celular podem substituir o Título de Eleitor na hora da votação; oficial explica.

É possível votar mesmo sem o título de eleitor. Opções variam entre documentos com foto ou aplicativo móvel. Foto: Gustavo Vaquiani.
É possível votar mesmo sem o título de eleitor. Opções variam entre documentos com foto ou aplicativo móvel. Foto: Gustavo Vaquiani.

As Eleições Municipais 2024 acontecem já neste domingo (6). Para que a votação seja concluída com sucesso, é necessário estar atento a alguns requisitos, como a apresentação do Título de Eleitor. No entanto, se não estiver em posse do mesmo, seja pela perda do documento ou outros motivos pessoais, não se preocupe. Em 2024, também será possível utilizar o aplicativo ‘e-Título’.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por mais que seja recomendado, o Título não é obrigatório no dia do pleito. As alternativas a ele podem variar entre outros documentos oficiais e até o aplicativo e-Título – para cidadãos com a biometria cadastrada. No meio digital, também é possível conferir o local, seção eleitoral e justificar a ausência.

Foi notícia no Ouvidor

Documentos oficiais com foto

O eleitor consegue votar com os seguintes documentos: Carteira de Identidade (Registro Geral ou RG) ou Identidade Social (para pessoas trans ou travestis); Passaporte; Certificado de Reservista (para homens que prestaram serviços militares em reserva); Carteira Nacional de Habilitação (CNH); Carteira de Trabalho ou de Categoria Profissional reconhecida por lei.

Mas atenção: certidões de nascimento ou casamento não são aceitas como substitutas do Título.

Aplicativo e-Título

Caso o eleitor já tenha realizado o cadastramento biométrico, é possível apresentar o aplicativo e-Título na hora da votação. Contudo, mesmo sem a biometria, ainda é possível acessá-lo, bem como verificar diferentes serviços, como a situação eleitoral, local e zona de votação, justificar possíveis ausências, dentre outros.

O cidadão pode fazer o download ou atualizar o aplicativo até a véspera da votação, ou seja, até sábado, 5 de outubro, pelo Google Play ou App Store. Para o cadastro, é necessário informar alguns dados pessoais, como o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e número do Título de Eleitor.

Já para os que não completaram o cadastramento biométrico, é possível votar apresentando o e-Título juntamente com um documento oficial com foto.

Horários de votação

As Eleições Municipais acontecem neste domingo (6), das 8h às 17h, e os resultados saem no mesmo dia. Confira a votação e todo o acompanhamento nas redes sociais do Jornal Ouvidor, que este ano fará a maior cobertura eleitoral de sua história.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
O mais novo Mais votados
Inline Feedbacks
View all comments