O bebedouro pichado, a água vaza frequentemente, brinquedos quebrados e os bancos foram pichados com imagens obscenas. Esses são uns dos espaços vandalizados que despertam a preocupação das pessoas que passam diariamente pelo Parque Municipal de Santa Isabel.
Em imagens enviadas ao WhatsApp do Jornal Ouvidor, moradores relatam a situação do patrimônio público e questionam o “abandono” e segurança do local. “É uma situação lamentável, ver como o vandalismo deixou alguns espaços colocados para o nosso conforto. É necessário a colaboração de todos e os reparos necessários”, lamentou um cidadão isabelense.
Veja mais denúncias enviadas ao WhatsApp:
- VÍDEO: Moradores denunciam barulho intenso durante madrugada
- Obra do Centro de Formação gera transtorno a moradores
- Atentos, moradores denunciam diversos pontos de dengue na cidade
Diante dos questionamentos da população, a reportagem esteve presente no Parque Municipal e apurou as condições de diversos espaços. Na área para as crianças, a ponte de madeira que faz parte de um circuito apresenta riscos de queda, ao passo que as barras de contenção que interditavam o local foram arrancadas.
Já na academia ao ar livre, o bebedouro – implementado em comemoração aos 50 anos da Sabesp – está pichado e, “quando não está com o botão afundado”, a água potável atinge patamares “elevados”.
É o que afirma uma moradora que frequentemente passeia com o animal de estimação. Segundo ela, “já houve casos em que o bebedouro estava ‘afundado’, enquanto o bebedouro dos cachorros estava ‘cheio de areia’, devido à falta de um espaço próprio para lavar os pés”.
Outras imagens mostram as redes da quadra de esporte “rasgadas”. Além de atrapalhar a prática esportiva, pessoas já presenciaram cachorros se enroscando no local: “Outro dia estávamos caminhando aqui e percebemos que um cachorro estava com a pata enroscada. Nós conseguimos retirar”, disse um morador que prefere não se identificar.
Segurança e fiscalização
Um isabelense de 76 anos, que faz caminhadas diárias no local, observa a ausência de fiscais da prefeitura. Segundo ele, essa falta é o que estimula o vandalismo. “Caminho pelo parque com um certo receio, pela falta de inspetores e pela segurança à noite, quando o parque fica ‘extremamente escuro’ e totalmente aberto”, afirmou.
Ações e reparos
O capitão da polícia militar de Santa Isabel, Anderson Pelegrine, afirmou que rondas da PM que avistam o ato de vandalismo na cidade abordam a pessoa e a conduzem à delegacia, onde representantes da Prefeitura tomam as devidas providências.
Ele também acrescenta que as câmeras de monitoramento municipais ajudam na identificação de vândalos. “Quando a central visualiza algum ato de vandalismo acontecendo, as imagens são analisadas e enviadas para a delegacia, onde tentam identificar o infrator para a aplicação da multa”, disse.
Em nota, a Prefeitura Municipal lamentou os casos de vandalismo, e informou que a zeladoria no parque é realizada “regularmente por equipes especializadas, que trabalham para garantir a conservação e bom estado das instalações”. E acrescenta que os agentes são acionados “imediatamente para os reparos necessários”, mas que seguem a programação de “atendimento prioritário”.
- Receba os conteúdos do Ouvidor no seu WhatsApp
A Prefeitura ressalta que sugestões e denúncias de tais atos podem ser realizados por meio de canais oficiais como a ouvidoria, no número 4656-1000.