Fundo Social de Arujá é referência para o litoral

O projeto foi apresentado pela Primeira Dama e presidente do Fundo Social de Arujá, Clau Camago
Arujá desce a serra e ensina modelo do Vale Reciclar ao Guarujá. Projeto estimula o cuidado com o meio ambiente através da troca de reciclagens por itens do Fundo Social

Por Bruno Martins

Com menos de três meses de funcionamento a loja Vale Reciclar de Arujá, coordenada pelo Fundo Social de Solidariedade já é um modelo de sucesso. No último dia 07/04, Arujá desceu a serra para apresentar o Projeto à Prefeitura de Guarujá, no litoral de São Paulo.

O projeto foi apresentado pela Primeira Dama e presidente do Fundo Social de Arujá, Clau Camargo. Clau falou aos presentes sobre a iniciativa, desde a concepção do projeto até a inauguração da unidade física no dia 31 de janeiro (Dia Mundial da Solidariedade).

Na prática a loja “Vale Reciclar” funciona da seguinte forma; o morador que quiser doar óleo de cozinha, isopor, papel, papelão, garrafas pets, ou qualquer outro item reciclável, pode levá-lo até a loja.

A cada 1kg de material reciclável, devidamente higienizado, o morador recebe em troca uma moeda social chamada “Vale Verde”, com ela, ele consegue adquirir qualquer produto disponível na loja do Fundo Social.

“Os recicláveis são destinados a Cooperativa de Reciclagem de Arujá (Cora), que faz a triagem dos produtos. E aqueles que doam podem ainda adquirir um produto de nossa loja”, explicou Clau Camargo.

Veja Também 

Arujá terá Casamento Comunitário

Câmara cria Procuradoria da Mulher 

Clau Camargo explicou que, além da parte de Educação Ambiental e do resgate do título de Cidade Natureza para Arujá, a ideia é estimular o cuidado com o meio ambiente e promover maior conscientização ecológica e de sustentabilidade, tanto para as crianças, quanto para a população adulta.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente de Guarujá, a união de esforços com Arujá irá gerar muitos benefícios, sobretudo, pelo embasamento técnico e científico que os profissionais envolvidos no projeto carregam.

“Estimamos que em um ano teremos alcançado centenas de munícipes e empresas aqui no Guarujá. E serão eles os principais agentes multiplicadores dessa iniciativa”, destacou o secretário de Meio Ambiente de Guarujá, Ricardo de Sousa.

Para mais informações sobre como fazer a sua doação na Vale Reciclar de Arujá, contate o Fundo Social no (11) 4651-4097.

Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments