Uso de máscaras volta a ser obrigatório

Por decisão do Conselho Gestor, o governo do Estado de São Paulo retomou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público

obrigatoriedade do uso de máscara
Idosos devem continuar com recomendação de utilização de máscaras em locais fechados e no transporte público. Foto: Bruno Martins

Em decisão publicada no Diário Oficial desta sexta-feira, 25/11, o governo do Estado de São Paulo decidiu, em meio ao avanço de novos casos de contaminações pela Covid-19, retomar com a obrigatoriedade do uso de máscaras nos transportes públicos no estado. Seguindo a decisão do governo estadual, Arujá e Santa Isabel informaram vão aderir a obrigatoriedade, já Igaratá seguirá apenas recomendando o uso da proteção.

Veja Também

A medida foi tomada após decisão do Conselho Gestor da Secretaria Estadual de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde contra o avanço dos casos de Covid-19. O órgão apontou a necessidade do retorno do uso de máscaras de proteção, como forma de tentar barrar o aumento da infecção e internações por covid em todo o estado.

De acordo com o Conselho Gestor, o número de novos casos começa a apresentar alta acentuada “Que já pressiona os sistemas de saúde público e privado”, diz. Nos últimos 14 dias, o estado de São Paulo apresentou aumento de 156% de internações por Covid-19 em leitos de enfermaria e 97,5% de ocupação em leitos de UTI, atingindo a média de mais de 400 novas internações.

O governo recomenda que a medida seja adotada por todos os municípios paulistas e além do retorno do uso das máscaras reforça a importância de que as cidades orientem seus moradores para completarem o esquema vacinal com as doses de reforço contra a Covid: “É fundamental que a população esteja com o ciclo vacinal completo para assegurar maior proteção contra o coronavírus”, disse.

Em novembro, região registrou média diária de três a quatro casos positivos de Covid-19

Neste mês, Arujá, Igaratá e Santa Isabel registraram uma média de três a quatro casos positivos por dia de Covid-19. Ainda assim, de acordo com os municípios o número de internações e complicações pela doença é baixo. Ontem, Santa Isabel registrou um óbito pela doença, contabilizando um total de 284 mortes por covid desde o início da pandemia. A informação foi divulgada pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat).

Arujá registrou 105 casos positivos de Covid-19 em novembro, a cidade aderiu a obrigatoriedade seguindo a recomendação do estado  e ressaltou ainda que segue com a campanha de vacinação nos postos. Na cidade mais de 70 mil moradores, já tomaram as doses adicionais de vacina contra a Covid.

Em Igaratá, a prefeitura informou que na cidade a obrigatoriedade do uso de máscaras se limitará apenas no interior das unidades de saúde e não nos transportes municipais: “tendo em vista que os números de casos de Covid-19 estão controlados”, disse. Do início do mês até a última quinta-feira, a cidade realizou 253 testes contra a covid, deste total, 80 positivaram para a doença.

Em entrevista ao Programa de Frente com o Ouvidor na última terça-feira, 22, o Prefeito Dr. Carlos Chinchilla informou que diariamente, a cada 10 casos suspeitos que procuram atendimento na UPA de Santa Isabel, três positivam para Covid-19. Diferentemente das vizinhas, Santa Isabel informou que vai aderir sim a obrigatoriedade de máscaras no transporte municipal como já é obrigatório nas unidades de saúde da cidade. A prefeitura informou que recomendará o uso da proteção individual em locais com grande quantidade de pessoas, principalmente para idosos e pessoas com comorbidades.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
O mais novo Mais votados
Inline Feedbacks
View all comments