Um espaço de política e ação

A Casa da Tia Margarida, no centro de Santa Isabel, tornou-se o ponto de discussão de política e cultura social

Casa da Tia Margarida

Nesta semana, o Jornal Ouvidor bateu um papo com Ubiraci Carvalho, popularmente conhecido como Bira Carvalho, que desde o ano passado, está à frente dos projetos desenvolvidos na Casa da Tia Margarida. Ponto de trabalho social e promoção de cultura independente, instalado no centro de Santa Isabel.

Bira, foi um dos entrevistados da semana no Programa de Frente com o Ouvidor e falou dos projetos desenvolvidos no espaço, que nos últimos meses foi palco de saraus culturais e discussão política com a presença de autoridades nacionais no assunto.

Com o tempo, a casa tornou-se uma espécie de refúgio a população em situação de rua que vive na região central da cidade. Lá eles encontram um local para tomar banho, lavar as roupas, se alimentar. “Nosso objetivo principal nem era tanto este, mas acabou se tornando, muito pelo fato de que a atual Casa de Passagem da cidade, fica fora da região central o que acaba por si só escondendo a população de rua ao invés de realmente ajudá-los a sair dessa vida”, disse Bira.

Só nos últimos meses, a Casa da Tia Margarida, recebeu aproximadamente 74 pessoas em situação de rua. De acordo com Bira, o cadastro de todos estes foram encaminhados a secretaria de Desenvolvimento Social do município. “Também ajudamos famílias que estão em situação de vulnerabilidade e que nos procuram. Temos um grupo forte, onde conseguimos juntos, montar e distribuir cestas básicas e outros itens. Todo mundo ajuda como pode”, explica.

Nos projetos futuros, a Casa deve em breve passar a ofertar oficinas que envolvem arte, música e cultura onde toda a população poderá se inscrever. Um dos projetos é o curso preparatório para o vestibular: “Estamos fechando uma parceria com uma grande instituição de ensino que vai nos permitir ofertar gratuitamente cursinho pré-vestibular. Nosso objetivo é ser aberto a todo mundo, não importa se é o filho do maior empresário da cidade ou aquele que dorme ali na porta, todos poderão participar”, finaliza Bira.

A entrevista completa com Bira, pode ser conferida no Canal do Ouvidor no Youtube.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments