Turma da Mônica em Santa Isabel

Mauricio de Sousa também visitou a praça Poeta Antônio Mauricio de Sousa, que homenageia seu pai, e a Gibiteca Mauricio de Sousa

Mauricio de Sousa com Orquestra de Santa Isabel
Mauricio de Sousa com Orquestra de Santa Isabel

Mauricio de Sousa ficou muito conhecido ao criar a famosa Turma da Mônica. O desenhista marcou gerações e atualmente é uma referência mundial do universo brasileiro de histórias em quadrinhos. Nesse sábado (22/10), em clima de festa, ele visitou sua terra natal Santa Isabel, com os personagens Mônica, Magali, Cebolinha e Cascão.

Texto: Comunicação/Santa Isabel

No evento realizado na quadra poliesportiva da EMEF Oscar Ferreira de Godoy, a Orquestra Municipal fez uma homenagem ao desenhista isabelense, tocando músicas da Turma da Mônica e todos cantaram parabéns ao ilustre aniversariante. Ao todo, cerca de mil pessoas participaram da festa.

Leia mais 

As turmas das aulas de desenho, crochê e artesanato do Centro Cultural também entregaram lembrancinhas, além de diversos outros fãs de Mauricio de Sousa. Já os personagens da Turma da Mônica, interagiram com o público e animaram as crianças que estavam presentes.

Mauricio de Sousa também visitou a praça Poeta Antônio Mauricio de Sousa, que homenageia seu pai, e a Gibiteca Mauricio de Sousa. A Mauricio de Sousa Produções entregou presentes para as crianças do projeto Craques do Amanhã, Casa de Acolhimento Aconchego e Orquestra Municipal.

Quem é Mauricio de Sousa? Conheça sua trajetória!

Mauricio Araújo de Sousa nasceu em 27 de outubro de 1935, na cidade de Santa Isabel. Ele cresceu em Mogi das Cruzes, e no fundo da barbearia de seu pai, funcionava uma gráfica, que possibilitou o primeiro contato do artista com o jornalismo e o mundo dos quadrinhos.

Aos 19 anos, em 1954, começou a trabalhar como repórter policial do jornal paulista Folha da Manhã, onde também ilustrava desenhos e teve a primeira tirinha publicada em 1959, no jornal da mesma editora Folha da Tarde, com os personagens Bidu e Franjinha.

No ano de 1960 desenhou o famoso personagem Cebolinha, e em 1961, Cascão. A personagem Mônica surgiu em 1973, e o primeira revista foi lançada em 1970, como divulgado pelo cartunista em seu livro.

Os quatro personagens: Saiba quem são Mônica, Magali, Cebolinha e Cascão!

Mônica, inspirada em uma das filhas do autor, é forte e determinada, além de sempre prezar pela amizade. Já Magali, que também foi inspirada em outra filha do desenhista, é comilona e busca sempre um jeito de fazer um lanchinho.

Cebolinha, por sua vez, faz planos infalíveis para roubar o Sansão, coelho de pelúcia azul da Mônica. O Cascão, é super carismático e engraçado, mas não gosta de tomar banho.

Nos gibis, os quatro personagens passam por diversas aventuras e lidam constantemente com obstáculos de viver em sociedade. Com isso, ensinam muitas lições para as crianças que acompanham a turminha.

Confira os pontos turísticos de Santa Isabel que fazem parte da história de Mauricio de Sousa!

Gibiteca Mauricio de Sousa

Inaugurado em 2007, em homenagem ao desenhista isabelense, o espaço conta com um acervo rico em histórias em quadrinhos da Turma da Mônica, em idiomas diferentes, como espanhol e inglês. Além de brinquedos e hortas do Chico Bento e da Rosinha. A visitação é gratuita e o horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h.

Praça Poeta Antônio Maurício de Sousa

O local homenageia o pai do desenhista, que além de poeta, também foi pintor, escritor, compositor, radialista, palhaço de circo, barbeiro, e assim como o filho, desenhista. Com um busto de Antônio e bancos decorados com os personagens da Turma da Mônica, o espaço é livre para visitação e fica no cruzamento da Manoel Ferraz de Campos Salles, com a Avenida Coronel Bertoldo.

Mural dos desenhistas na Praça Alice Nery Evangelista

Conhecido popularmente como Praça do Guarda-Chuva, o espaço conta com um mural, na qual há a histórias de vida e obras de diversos desenhistas brasileiros, como Mauricio de Sousa. O local também é livre para visitação e fica na Rua Nove de Julho, nº 148, Centro.

Curiosidade: Você sabia que a Orquestra Municipal já se apresentou para o Mauricio de Sousa?

A Orquestra Municipal de Santa Isabel se apresentou na última sexta-feira (21/10), no evento promovido pela Unesco – SP e a Academia Paulista de Letras, em homenagem ao desenhista isabelense Mauricio de Sousa. A iniciativa tinha o objetivo de agradecê-lo por sua contribuição ao incentivo à leitura.

Na ocasião realizada no Theatro São Pedro, ele também parabenizou aos nossos pequenos músicos pelo lindo espetáculo. A Orquestra trouxe em seu repertório diversas músicas temáticas dos personagens da Turma da Mônica e alguns trechos do evento serão utilizados no filme que contará a história de Mauricio de Sousa.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments