Esta semana os passageiros que dependem do transporte público de Santa Isabel se viram em situações desagradáveis e até perigosas. Circularam em ônibus notoriamente precários, com ferragens soltas e enferrujadas que não tem força para subir uma ladeira de baixo aclive.
Veja mais
- Frente fria amplia acolhimento
- Santa Isabel ganha Portal da Esperança
- Ligações clandestinas em Santa Isabel
Às 6h30, quem mora no Bairro Monte Negro não pode se sentar nos bancos a caminho do trabalho porque eles estão cobertos de sujeira ou quebrados. Quem mora no Jd. Eldorado não sabe se o ônibus dará conta de subir a ladeira da Rua José Bueno. E nos demais bairros, a reclamação de falta de cumprimento de horários cresce.
“A minha preocupação é com a segurança, os ônibus podem quebrar a qualquer momento, em qualquer lugar e a qualquer hora”, disse uma passageira.
Na terça-feira, 16/08, o motorista da linha Jd. Eldorado chegou a discutir com um passageiro que, diante da ineficiência da prestação de serviço, pediu o reembolso da passagem. O vídeo desta situação alcançou mais de 9.400 pessoas no Facebook do Ouvidor e obteve 6.083 visualizações no Instagram do Jornal.
Em nota, a prefeitura disse que já notificou a empresa sobre as reclamações dos passageiros e “a Viação Suzano se comprometeu em corrigir as falhas, revisar e reparar os veículos”.
A Prefeitura garante que a secretaria de Segurança e Trânsito realiza vistorias nos veículos da empresa, contudo, quando questionada sobre as penalidades aplicadas à Viação Suzano a administração diz que: “Devido ao período da Pandemia Covid-19 esta Gestão não conseguiu realizar vistorias da frota a serviço do Município, mas agora, ao término das vistorias, as medidas cabíveis serão tomadas”, diz a nota.
Desde o início desta gestão, a Prefeitura confirma que nunca multou a Viação Suzano. Enquanto isso, a Ouvidoria do Município acumula 40 reclamações das mais variadas sobre a prestação de serviços da Viação Suzano. “90% destas no período da Pandemia ainda”, ressalta a Administração.
Para garantir que a Viação Suzano cumpra as determinações do contrato a Prefeitura de Santa Isabel informa que pretende fazer uso da lei se necessário. E a gestão pública, caso a empresa continue apresentando problemas, pode romper o contrato.
Estranho informarem que não foi possível fazer vistorias/fiscalizar, pois desde do 2º semestre de 2021, muitos começaram a trabalhar e mesmo com grade de horários reduzida, os ônibus já estavam circulando em péssimas condições. Seria interessante o Jornal ouvidor solicitar a quantidade de reclamações de 2021 e 2022 enviadas à ouvidoria municipal e à ouvidoria da câmara. (juntamente com as devidas respostas/justificativas) enviadas à cada cidadão que reclamou.
Obrigado pela participação Ezequiel. Faremos as solicitações 😉
Eu que agradeço! PARABÉNS PELO NOVO PORTAL, EXCELENTE QUALIDADE! Obrigado pela reportagem no Pè do Ouvido (20/08/22); “ESTRADA – Usuários da SP 56 no trecho entre Arujá e Santa Isabel (…) .https://jornalouvidor.com.br/no-pe-do-ouvido-14-igarata/
—- Eagle Eye !!! atento e vigilante!!