Temporal provoca estragos e apagão em Santa Isabel

Município registrou mais de 40 milímetros de chuva em apenas um dia. Temporal deixou bairros sem energia por mais de 30 horas

moradores ficaram no escuro
A fachada da Gibiteca Maurício de Sousa caiu após a tempestade de quarta-feira, 27

Horas de apreensão viveram os moradores de Santa Isabel enquanto a forte tempestade de granizo atingia o município na tarde de quarta-feira (27). De acordo com relatório emitido pela Defesa Civil isabelense em poucas horas, caiu na cidade o acumulado de 40 milímetros de água. Nos bairros rurais, moradores ficaram no escuro por quase três dias.

Veja Também

Temporal, que teve início por volta de 16h02, rapidamente desencadeou uma sequência de estragos em diversos pontos da cidade, como a queda de árvores, de energia, e provocou danos a moradores e patrimônios públicos.

Na Gibiteca Maurício de Sousa, a placa de identificação caiu com o forte vento, ainda nos Treze de Maio, galhos grandes de árvores caíram interrompendo trechos de importantes ruas.

moradores ficaram no escuro
O temporal derrubou diversas árvores no centro e na área rural.

A chuva causou estragos no Fundo Social de Solidariedade, na Secretaria de Desenvolvimento Social, no Centro Recreativo Esportivo (Viola Dourada) e também no galpão de treino do Judô, além do Ginásio de Esportes e outros pontos.

Nos bairros, além do dano material em algumas casas, que tiveram telhados quebrados pelas pedras de gelo, o sofrimento foi reforçado pela falta de energia elétrica que em alguns pontos durou mais de 30 horas. De acordo com levantamento da Defesa Civil, a cidade registrou mais de 100 pontos de queda de energia.

Após mais de 30 horas sem luz, os moradores do Bairro Chácaras Reunida Canadá realizaram um protesto pacifico na porta da garagem da Elektro em Santa Isabel. A manifestação que começou à meia noite de sexta-feira, 29, só terminou às 5h da manhã, após agentes da companhia religarem a energia no bairro.

“A gente compreende que as equipes estão se esforçando ao máximo para atender a todo mundo, mas ficar sem uma resposta é o que nos motivou a vir até aqui. Um senhor que depende de um respirador elétrico, estava há dois dias sem conseguir utilizá-lo, isso é um risco e uma completa falta de respeito”, disse uma moradora.

Outro ponto da cidade, a Estrada George Barranjard, que abriga cerca de dez famílias, moradores ficaram no escuro e os alimentos já estavam estragando: “Temos crianças que necessitam de aparelhos para medicação. Ligamos para a Elektro, mas não obtivemos respostas”, comentou um cidadão que prefere não se identificar.

Segundo o Coordenador da Defesa Civil de Santa Isabel, João Buosi, A Pasta tem atuado na identificação e oferta de suporte aos cidadãos que tiveram seus bens danificados. “Já distribuímos mais de dez colchões, lonas e todos os materiais necessários para ampará-los”, disse.

Buosi ressaltou ainda que a Defesa Civil continua à disposição para amenizar os problemas causados pelo temporal através do WhatsApp da Ouvidoria, (11) 9 5569-7622.

Companhia mobilizou todos os recursos e equipes

A empresa Elektro informou que mobilizou todos os recursos e suas equipes para atuação no restabelecimento de energia aos clientes atingidos. E que o tempo de resposta para alguns casos foi influenciado principalmente pela dificuldade de acesso aos locais: “É preciso avaliar a gravidade dos danos causados na rede de elétrica o que provou em alguns pontos o rompimento de cabos, quedas de árvores e de postes, o que demandam longo período de tempo para realização dos reparos”, ressaltou a Companhia.

Até às 13h de ontem a Neoenergia Elektro já havia normalizado 99,23% do fornecimento nos bairros atingidos em Santa Isabel.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments