A combinação de onda de calor e o tempo abafado que atinge grande parte da região do Estado de São Paulo, vem gerando prejuízos, em muitos casos, até financeiros. Na tarde da última quarta-feira (27), a cidade de Arujá, por exemplo, protagonizou um forte temporal acompanhado de ventos e granizos.
Muitas das pedras de gelo cabiam na palma da mão, como foi o caso de Valter Martins, de 59 anos, que postou uma foto, nas redes sociais, segurando uma das pedras. Segundo o agricultor, o prejuízo depois da forte chuva supera os R$ 20 mil. “Já era uma chuva esperada. Não podemos fazer nada, é a força da natureza”, diz Valter.
Em decorrência do forte temporal, ao menos o Bairro Parque Rodrigo Barreto (um dos maiores bairros de Arujá), ficou sem energia elétrica. Na rua 58, o advogado Flávio da Silva, relata que a queda de energia aconteceu a partir das 16h, e só retornou às 2h da madrugada – quase dez horas depois. O mesmo relata o comerciante Cesar Roberto, que diz que a queda de energia aconteceu em todo Barreto.
A Defesa Civil de Arujá, informou em nota, que na cidade choveu 42mm. Ainda de acordo com o setor, 11 árvores caíram, por outro lado, ninguém ficou ferido, e também não houve registros de desalojados. Segundo a nota, ocorreram alguns danos em residências devido à intensidade da chuva com granizos.
“Assim que começaram a receber os chamados, equipes da Secretaria de Segurança (incluindo Trânsito e GCM), além de pessoal da Secretaria Municipal de Serviços foram até os locais informados para atender às solicitações, onde atuaram na retirada de árvores e galhos, na limpeza dos bueiros com hidrojato e retirada de lixo das gaiolas inteligentes”, diz a nota.
A empresa Neoenergia Elektro informou que suas equipes trabalharam incansavelmente a fim de restabelecer o fornecimento de energia nos bairros atingidos. Até às 13h desta sexta-feira, 29, a energia estava restabelecida em 99,97% dos bairros de Arujá.