Surto: Brasil registra a primeira morte por varíola dos macacos

No país, já são mais de mil casos confirmados da doença e em São Paulo, o estado já confirma que a doença atinge inclusive às crianças

São Paulo confirmou nesta sexta, 3 casos positivos da doença em crianças de seis e quatro anos residentes na Capital. Foto: Divulgação Internet

O Ministério da Saúde (MS) confirmou nesta sexta-feira, 29/07, a primeira morte por varíola dos macacos. A vítima foi um homem de 41 anos, residente em Belo Horizonte, Minas Gerais, que possuía comorbidades. O estado de São Paulo, que possui o maior número de casos positivos da doença, confirmou que a varíola já atingiu inclusive crianças.

Ao todo, até nesta sexta-feira, o Brasil já confirmava um total de 1.066 casos positivos de varíola dos macacos. O Ministério já trata a doença como surto, devido ao grande número de casos registrados em regiões específicas do país. Ainda na semana passada a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou o alto número de casos confirmados no Brasil como preocupante.

Só no estado de São Paulo já são 818 casos de varíola dos macacos, 672 casos só na Grande São Paulo. A secretaria Municipal de Saúde de São Paulo confirmou nesta sexta, 3 casos positivos da doença em crianças de seis e quatro anos residentes na Capital.
Ainda não há vacina disponível para doença no Brasil, mas o MS informou que já negocia a compra dos imunizantes e assim que eles forem adquiridos e definidas as estratégias para vacinação de toda a população, a vacina será incluída, o quanto antes, no Plano Nacional de Imunização (PNI).

A primeira morte confirmada no Brasil ocorreu nesta quinta-feira, 28. O boletim divulgado pelo Ministério, informou que o paciente, residente no estado de Minas Gerais, sofreu um choque séptico, agravado pelo Monkeypox – varíola dos macacos.

Alto Tietê registra quatro casos positivos

Arujá, Igaratá e Santa Isabel não registraram nenhum caso confirmado ou suspeito de varíola dos macacos, mas dizem que estão em alerta, após o surgimento de casos positivos, em algumas cidades da região como Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Suzano. Até o momento o Alto Tietê confirma quatro casos positivos da doença.

Vizinha de Igaratá, Jacareí no Vale do Paraíba, confirmou nesta semana um caso de paciente com varíola dos macacos. É o terceiro caso positivo de Monkeypox no Vale, os outros dois foram registrados em São José dos Campos.

Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments