Escola Segura: Educadores recebem treinamento

Curso de aprofundamento faz parte do programa Escola Mais Segura, que visa garantir às escolas um ambiente mais seguro

Escola mais segura
Senado aprovou em 2018 a Lei Lucas que obriga o treinamento de primeiros socorros nas escolas brasileiras. Foto: Divulgação Internet

Nesta semana, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), por meio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento do Profissionais da Educação (Efape), deu continuidade à formação e ao aprofundamento sobre segurança nas escolas, com um curso de aprendizagem sobre prevenção de acidentes e preservação socioambiental. Ação faz parte do Programa Escola Mais Segura.

Veja Também

O curso foi ministrado por agentes da Defesa Civil de São Paulo e técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que falaram sobre os impactos estruturais da não conservação do meio ambiente e como isso pode afetar a dinâmica da rede escolar em diferentes situações, que variam desde a locomoção dos alunos até abalos estruturais durante uma enchente.

Participaram da formação os supervisores das Diretorias de Ensino, que serão responsáveis por repassar o aprendizado aos gestores das escolas estaduais, com intuito de tornar o ambiente escolar cada vez mais seguro aos alunos.

Para as próximas formações, que fazem parte do aperfeiçoamento do Programa Escola Mais Segura, coordenado pelo Gabinete Integrado de Segurança e Proteção Escolar (Gispec) e o Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar (Conviva SP), os educadores da Efape planejam ter uma aprendizagem junto à Secretaria de Segurança Pública e Polícia Militar, sobre quais métodos para prevenir atos de violência na escola e no convívio entre professores e estudantes.

O objetivo é ter a escola como um lugar destinado à mediação social e preservação do direito à Educação, além da realização de projetos e ações articuladas entre convivência e colaboração; articulação pedagógica e psicossocial; proteção, saúde e segurança escolar.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments