Todo o mês de setembro é destinado à prevenção do suicídio. Desde 2015, a iniciativa criada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), denominada de ‘Setembro Amarelo’, atua em ações que destacam a importância da saúde mental dos brasileiros.
Dados do último mapeamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que, em 2023, doenças como a depressão já atingiam cerca de 5,8% da população do país, ou seja, 11,7 milhões de pessoas. Nas Américas, o Brasil aparece atrás apenas dos Estados Unidos, que registrou 5,9% de sua população.
Foi notícia no Ouvidor
- Bira Carvalho é sabatinado pelo Ouvidor
- Conseg debate semáforos e trânsito da cidade
- Prefeitura vai reabrir rua da Praça da Bandeira
A busca por ajuda às situações como a depressão ocorre independentemente de região ou cidade. É em solidariedade e apoio ativo à campanha ‘Setembro Amarelo’, que o Grupo Pedreira Santa Isabel (PSI) também destaca os lugares, centros de acompanhamento e projetos disponíveis à população isabelense.
“Neste Setembro Amarelo, queremos relembrar: você definitivamente NÃO está sozinho. Estamos aqui para ouvir, apoiar e ajudar a superar qualquer desafio. Cada vida é valiosa, estamos juntos nessa jornada”, ressaltam os representantes do Grupo PSI.
Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)
Em Santa Isabel, o local de referência à saúde mental é o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Localizado na Avenida Prefeito João Pires Filho, 487, o espaço oferece, de forma gratuita, atendimento com uma equipe multidisciplinar que atua no cuidados ao sofrimento psíquico e/ou transtornos mentais severos e persistentes.
O CAPS de Santa Isabel conta com dois psiquiatras, um assistente social, um enfermeiro, cinco psicólogos e uma equipe de apoio.
As formas de acesso são variadas e acontecem desde o encaminhamento médico, casos emergenciais vindos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) até a forma espontânea, por parte do próprio paciente.
O Centro de Atenção Psicossocial funciona das 7h às 18h30, de segunda a sexta-feira. O telefone para contato é (11) 4610-0458.
- Receba os conteúdos do Ouvidor no seu WhatsApp
Unidades de Saúde
Além do CAPS, qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Estratégia de Saúde da Família (ESF) também pode recepcionar uma pessoa com ideação suicida. Toda a rede consegue acolher o paciente e oferecer uma escuta diferenciada.
As unidades de saúde de Santa Isabel atendem das 7h às 16h, com exceção da UBS-I, no bairro Brotas, que atende em horário estendido, das 7h às 19h.
Centro de Valorização da Vida (CVV)
Também como uma alternativa, o Centro de Valorização da Vida (CVV) atua de maneira online, por meio de ligações de áudio, chat ou e-mail. De forma anônima pelo número 188, especialistas podem ouvir os desafios enfrentados pelo cidadão, bem como o apoio ao tratamento da depressão e demais casos.
Além disso, o site oficial oferece os serviços de chat ou e-mail. De acordo com a organização, são feitos mais de 3 milhões de atendimentos anuais, por aproximadamente 3.500 voluntários, presentes em 20 estados e no Distrito Federal.
Fundado em São Paulo em 1962, o CVV é um serviço voluntário de apoio emocional e prevenção ao suicídio. Sem fins lucrativos, a associação civil é reconhecida como Utilidade Pública Federal desde 1973.