Setembro amarelo: veja serviços dedicados à saúde mental em Santa Isabel

Você não está sozinho! No município, espaços como o CAPS e Unidades de Saúde contam com atendimento multidisciplinar e apoio ao emocional.

Todo o mês de setembro é destinado à prevenção do suicídio. Desde 2015, a iniciativa criada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), denominada de ‘Setembro Amarelo’, atua em ações que destacam a importância da saúde mental dos brasileiros.

Dados do último mapeamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que, em 2023, doenças como a depressão já atingiam cerca de 5,8% da população do país, ou seja, 11,7 milhões de pessoas. Nas Américas, o Brasil aparece atrás apenas dos Estados Unidos, que registrou 5,9% de sua população.

Foi notícia no Ouvidor

A busca por ajuda às situações como a depressão ocorre independentemente de região ou cidade. É em solidariedade e apoio ativo à campanha ‘Setembro Amarelo’, que o Grupo Pedreira Santa Isabel (PSI) também destaca os lugares, centros de acompanhamento e projetos disponíveis à população isabelense.

“Neste Setembro Amarelo, queremos relembrar: você definitivamente NÃO está sozinho. Estamos aqui para ouvir, apoiar e ajudar a superar qualquer desafio. Cada vida é valiosa, estamos juntos nessa jornada”, ressaltam os representantes do Grupo PSI.

Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)

O CAPS Clara Barbosa, está localizado na Av. Prefeito João Pires Filho, Nº 487, centro de Santa Isabel. Foto: Assessoria Prefeitura de Santa Isabel (PMSI).
O CAPS Clara Barbosa, está localizado na Av. Prefeito João Pires Filho, Nº 487, centro de Santa Isabel. Foto: Assessoria Prefeitura de Santa Isabel (PMSI).

Em Santa Isabel, o local de referência à saúde mental é o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Localizado na Avenida Prefeito João Pires Filho, 487, o espaço oferece, de forma gratuita, atendimento com uma equipe multidisciplinar que atua no cuidados ao sofrimento psíquico e/ou transtornos mentais severos e persistentes.

O CAPS de Santa Isabel conta com dois psiquiatras, um assistente social, um enfermeiro, cinco psicólogos e uma equipe de apoio.

As formas de acesso são variadas e acontecem desde o encaminhamento médico, casos emergenciais vindos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) até a forma espontânea, por parte do próprio paciente.

O Centro de Atenção Psicossocial funciona das 7h às 18h30, de segunda a sexta-feira. O telefone para contato é (11) 4610-0458.

Unidades de Saúde

Unidade Básica de Saúde (UBS) do Brotas atende em horário estendido, até 19 horas. Foto: Divulgação/PMSI.

Além do CAPS, qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Estratégia de Saúde da Família (ESF) também pode recepcionar uma pessoa com ideação suicida. Toda a rede consegue acolher o paciente e oferecer uma escuta diferenciada.

As unidades de saúde de Santa Isabel atendem das 7h às 16h, com exceção da UBS-I, no bairro Brotas, que atende em horário estendido, das 7h às 19h.

Centro de Valorização da Vida (CVV)

Centro de Valorização da Vida (CVV). Foto: Reprodução/Internet.

Também como uma alternativa, o Centro de Valorização da Vida (CVV) atua de maneira online, por meio de ligações de áudio, chat ou e-mail. De forma anônima pelo número 188, especialistas podem ouvir os desafios enfrentados pelo cidadão, bem como o apoio ao tratamento da depressão e demais casos.

Além disso, o site oficial oferece os serviços de chat ou e-mail. De acordo com a organização, são feitos mais de 3 milhões de atendimentos anuais, por aproximadamente 3.500 voluntários, presentes em 20 estados e no Distrito Federal.

Fundado em São Paulo em 1962, o CVV é um serviço voluntário de apoio emocional e prevenção ao suicídio. Sem fins lucrativos, a associação civil é reconhecida como Utilidade Pública Federal desde 1973.

Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Mais antigo
O mais novo Mais votados
Inline Feedbacks
View all comments