Setembro Amarelo: Mês da manutenção da Vida

Voluntariamente advogadas e psicólogas atuam nas escolas para enfatizar a prevenção ao suicídio e automutilação

prevenção ao suicídio
Voluntariamente advogadas e psicólogas atuam nas escolas para enfatizar a prevenção ao suicídio e automutilação

Desde 2019 as advogadas Denise Mariano, Heloísa Freitas, Melody Higino e Rebecca Carvalho, com a colaboração das psicólogas Denise Cardoso e Sílvia Rocha, vão voluntariamente às escolas da região para palestrar sobre diversos temas importantes, como Bullying, Assédio Moral no Ambiente de Trabalho, Prevenção ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, Violência Doméstica, Prevenção ao Uso de Drogas, Prevenção ao Suicídio e Automutilação, entre outros temas relevantes.

Assuntos relacionados

Todos os temas abordam os aspectos psicológicos e jurídicos, e ao final de cada palestra as profissionais ficam à disposição dos alunos para sanar dúvidas e orientá-los no que for preciso, tendo que, muitas vezes, repassar o caso para a direção da escola para que providências sejam tomadas de modo a evitar o pior.

Tradicionalmente no mês de setembro, as escolas solicitam a palestra sobre prevenção ao suicídio e automutilação, engajadas na Campanha do Setembro Amarelo. As profissionais explicam aos jovens sobre a importância de cuidar da saúde mental e da valorização da vida, além de demonstrar dados e estatísticas sobre o assunto, finalizando a palestra com a abordagem criminal sobre o suicídio e automutilação, pois induzir, instigar ou prestar auxílio para que alguém cometa suicídio ou pratique a automutilação é crime!

Rebecca conta que já ocorreu casos em que jovens estudantes após participarem da palestra as procurem para admitir que estavam determinados a se matar ou a cometer atentados contra si mesmo, com a automutilação. Segundo ela todas as conversas ocorrem de maneira leve e na linguagem dos jovens, de modo que eles assimilem as informações e se tornem dispostos a propagar o que aprendem nas palestras.

Nessa semana em que se comemorou o dia do Voluntariado, a Pedreira e Pavimentadora Santa Isabel homenageia todos aqueles que, voluntariamente se dedicam a melhorar a vida da comunidade onde vivem!

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments