Saúde vai garantir aparelhos auditivos para arujaenses em fila do SUS

Medida é apenas para quem é da cidade e promete beneficiar cerca de 235 moradores. Alguns destes estão na fila à espera do aparelho auditivo a mais de cinco anos

Secretário de Saúde de Arujá, Leonardo Reis em audiência pública da Saúde realizada na Câmara Municipal no último dia 26 de maio.

Arujaenses que possuem grau de surdes elevado e estiverem na fila do Sistema Único de Saúde (SUS), à espera para receber aparelhos auditivos, poderão ficar um pouco mais tranquilos. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio de ofício enviado à Câmara de Arujá, garantiu que a Pasta, busca através de emendas parlamentares, orçamento para adquirir esses aparelhos.

Veja Também

A responsabilidade para a disposição dos aparelhos e os exames pelos quais estes pacientes passam é do governo do Estado de São Paulo. Mas, de acordo com a secretaria de Saúde ao menos 235 arujaenses estão na fila da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS) aguardando por um aparelho que pode permitir, a maioria deles, ouvirem pela primeira vez.

O secretário da Pasta, Leonardo Reis informou que a Saúde realizou um “pente fino”, a fim de identificar todos estes pacientes e o grau de deficiência auditiva de cada um deles. Na busca ativa realizada, a Secretaria identificou pacientes que estão há cinco anos esperando na fila.

Do total de pacientes, apenas 36, precisam confirmar o grau de deficiência auditiva. O Secretário ressaltou que verifica caso a caso e que, se houver necessidade, o processo de exames destes pacientes poderá ser refeito, por meio de nova consulta com o otorrinolaringologista.

Após todo o processo, a Prefeitura encaminhará a aquisição dos aparelhos auditivos. “Todo o processo para que as entregas sejam feitas, já está em andamento. Entregaremos os aparelhos, assim que forem concluídas todas as avaliações necessárias”, disse Leonardo.

Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Mais antigo
O mais novo Mais votados
Inline Feedbacks
View all comments