Saúde registra mais de duas mil faltas em consultas por mês

Número de absenteísmo nas consultas médicas ainda é alto em Santa Isabel. Profissionais dos postos orientam pacientes para que não faltem

Enfermeiros ministraram palestras nas unidades para orientar pacientes sobre o quanto as faltas prejudicam os serviços da saúde. Foto: Assessoria PSI

A Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria de Saúde, chama atenção dos munícipes para as altas taxas de absenteísmo registradas em todas as unidades de saúde. O município registra uma média de 2.500 faltas em consultas por mês.

Veja Também

O absenteísmo trata-se da prática de faltar as consultas sem justificativa. Essa atitude pode gerar diversos problemas para outros pacientes, que perdem a oportunidade do agendamento, além de trazer prejuízo ao município.

Na UBS I, localizada no Brotas, a mais movimentada da cidade, os números de faltas são impressionantes. Em março, 481 pessoas faltaram às consultas médicas; 460 pessoas faltaram às consultas de especialidades; 180 pacientes faltaram às consultas de enfermagem e 108 pessoas não realizaram exames de sangue agendados.

Já no Jardim das Acácias, por exemplo, o painel de absenteísmo fixado no mural da unidade apresenta altos números de ausências referentes ao mês de março, como: 78 faltas em consultas médicas; 14 faltas em consultas com enfermeiros (as); 48 faltas em consulta com dentista e 34 faltas em coletas de sangue.

De acordo com a equipe técnica da Pasta, mensalmente são registradas entre 2 mil e 2.500 faltas, e o prejuízo reflete em toda a população, já que os médicos são pagos, sem realizar consultas. Por outro lado, pacientes que realmente precisam da consulta, acabam perdendo a oportunidade de se consultar.

A Secretaria de Saúde esclarece ainda, que caso o paciente não possa comparecer ao atendimento, a orientação é para que entre em contato com a unidade de saúde com o máximo de antecedência possível, e remarque a consulta. Os telefones para contato estão disponíveis no seguinte link acesse aqui.

Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments