Saúde e educação juntas no cuidado infantil

Prefeituras lançam projetos que levam saúde às escolas para promover bem-estar dos estudantes da rede municipal de educação

Em Santa Isabel projeto tem focado principalmente nos alunos do primeiro ao segundo ano do ensino fundamental que estão nas primeiras fases da alfabetização

“Ver bem para aprender melhor”, ou “Mais Saúde nas Escolas” dois projetos distintos, mas que estão mudando a vida de crianças matriculadas na rede municipal de educação de Santa Isabel e Arujá. Ambos têm o mesmo objetivo, promover a saúde e bem-estar de seus alunos.

Veja Também

Nesta semana, a prefeitura de Arujá deu início do projeto “Mais Saúde nas Escolas”. O ponta pé de partida foi na Escola Municipal Sidonia Nasser do Prado, no Bairro Jd. Ângelo. Ali os primeiros alunos receberam os cuidados da equipe médica de saúde, da empresa contratada pela Prefeitura para comandar o projeto.

De acordo com a secretaria de Educação de Arujá, todos os 10.176 alunos matriculados na rede municipal entre a creche e o 5º ano do ensino fundamental serão beneficiados com o projeto, que visa promover exames parasitológico, avaliação nutricional, acuidade visual e teste de audiometria.

“Todos os alunos serão examinados direto nas escolas e se for identificado algum fator de saúde ainda desconhecido, que possa interferir na sua aprendizagem, vamos providenciar os devidos encaminhamentos”, explicou a secretária de Educação, Elaine Gentil.

O prefeito Dr. Luís Camargo esteve no lançamento do projeto na última segunda-feira (07/11) e explicou que os alunos que apresentarem algum problema visual ou auditivo, a prefeitura irá fornecer os óculos e o aparelho auditivo. “Vamos providenciar também os medicamentos que forem receitados pela equipe médica do projeto de acordo com a necessidade de cada exame, além de fornecermos o acompanhamento nutricional e suplemento, quando necessário, nos casos de desnutrição ou obesidade”, explicou.

Em um projeto similar, Santa Isabel já vem desde o início do ano examinando os alunos da rede municipal a fim de identificar aqueles que apresentam dificuldade visual. De acordo com a secretária de Saúde, Helena Inácio, as professoras da rede receberam um treinamento inicial para uma análise preliminar que visa fazer uma primeira identificação, logo na sequência o oftalmologista da rede de saúde do município visita as escolas e faz uma análise técnica de cada estudante.

O projeto já passou por sete escolas da rede municipal e em cada uma delas mais de 40 alunos, que apresentaram alguma dificuldade visual, foram examinados por profissional médico: “Graças a uma parceria com o Lions Club de Santa Isabel, vamos conseguir doar 100 óculos para os alunos que apresentarem a necessidade de uso deste para correção da visão”, disse Helena.

De acordo com as prefeituras, os projetos trarão benefícios aos seus estudantes que vão muito além do esperado e os exames devem ajudar principalmente no desempenho e auxiliará no aprendizado dos alunos que estão nos primeiros anos da alfabetização.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments