Na quarta-feira, a secretária de Saúde de Santa Isabel, Helena Inácio esteve no programa “De Frente com o Ouvidor” para falar das últimas ações promovidas pela Pasta na cidade. Dentre elas, a de extensão do horário da Unidade Básica de Saúde (UBS I) até às 19h. A cidade está empenhada na campanha Julho Amarelo que conscientiza sobre as hepatites virais.
Veja Também
De acordo com Helena, estender o horário da UBS Prefeito Hilário Dassie custou a Saúde de Santa Isabel apenas boa vontade de todos os colaboradores da unidade: “A equipe é grande então apenas dividimos a fim de que uma inicie os trabalhos das 7h às 16h enquanto a outra entra às 10h para sair às 19h”, explicou.
Nos três primeiros dias de horário estendido, a UBS atendeu um total de 144 pessoas no período das 16h às 19h. “Foram casos de troca de receita, farmácia, atualização de vacina entre outros”, pontuou.
Helena alertou ainda sobre o número alto de faltas nas consultas médicas das unidades. Só em junho mais de duas mil faltas em consultas médicas em todos os postos: “em cada unidade de saúde ampliamos o número de consultas para mais 200 vagas, não dá para dizer que a saúde não tá fazendo a parte dela”, disse.
Conscientizando contra as hepatites
Nesta sexta-feira, 28, na Praça Fernando Lopes, a secretaria de Saúde de Santa Isabel promoveu uma manhã de conscientização contra a hepatites virais e testagem rápida. “Das 8h às 13h foram realizados 188 testes”, disse Helena.