Pesquisa realizada pela TV Diário de Mogi das Cruzes identificou que Santa Isabel obteve o melhor resultado no esforço de compensar o prejuízo na alfabetização de alunos dos primeiros anos.
Veja Também
- Aventura nas alturas em Santa Isabel
- Saúde e educação juntas no cuidado infantil
- Mais escolas de tempo integral e ônibus para estudantes
A pesquisa levou em conta testes aplicados em outubro desse ano em comparação a teste aplicado no início do ano entre os estudantes do primeiro ciclo. Entre os oito municípios avaliados, Ferraz de Vasconcelos teve o pior desempenho. No início do ano a avaliação indicou que 47% dos alunos estavam alfabetizados, em outubro o índice apresentou um aumento de apenas 10%: 57% dos estudantes apresentaram um bom desempenho.
O bom resultado em Santa Isabel foi conquistado através da aplicação de diversas estratégias visando compensar as dificuldades decorrentes do aprendizado à distancia no período da pandemia. O plano de ação incluiu a priorização curricular com foco nas habilidades essenciais, formação continuada para professores e adesão ao programa “Tempo de Aprender”, com disponibilização de de assistentes de alfabetização nas turmas de 1º e 2º anos.
Reuniões pedagógicas foram realizadas com os coordenadores das unidades escolares, feitas avaliações diagnósticas com mapeamento da aprendizagem e nível de interesse com mapeamento das aprendizagens, busca ativa em caso de evasão escolar, estabelecimento de metas claras e objetivas por bimestre, visitas da Equipe Técnica Pedagógica nas escolas e encaminhamento dos estudantes para psicopedagogas e serviços de orientação educacional.
A avaliação de outubros apresentou o resultado do esforço comemorado pelo prefeito Carlos Chinchila. Santa Isabel obteve o índice de 88% de alunos alfabetizados, à frente de todas as demais cidades da região como pode ver no quadro abaixo:
O prefeito Carlos Chinchilla diz que os esforços vão continuar com incentivo à leitura e outras iniciativas visando o aumento de interesse do aluno em ganhar conhecimento e se desenvolver. Para ele, esse é o momento mais importante na vida da criança, é quando ela descobre o valor da leitura e do aprendizado.