Santa Isabel obtém melhor índice de alfabetização da região

Levantamento do INEP apontou Santa Isabel entre os municípios do Alto Tietê com a melhor taxa de alfabetização entre os alunos do 1º e 2º ano do fundamental

alfabetização
De acordo com a secretária de Educação, projetos como o incentivo de leituras aos alunos da rede contribuiram para o bom resultado de Santa Isabel no ranking do INEP.. Foto: Assessoria PMSI

Com média de 72,2% Santa Isabel lidera o ranking da região entre os municípios com a melhor taxa de alunos alfabetizados nos primeiros anos do ensino fundamental. O levantamento foi realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e leva em consideração a média alcançada em 2023. A cidade ultrapassou a marca de alfabetização proposta ao estado que foi de 52%, além da nacional que foi de 56%.

Foi notícia no Ouvidor

Santa Isabel foi a única cidade da região a alcançar o nível quatro de alfabetização, que tem em sua mais alta escala o patamar cinco. O padrão nacional de desempenho da criança alfabetizada foi estabelecido pela escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Para a secretária Municipal de Educação, Maria Donizeti o resultado é fruto de um trabalho muito bem desempenhado pela equipe técnico pedagógica da Pasta, que nos últimos anos implantou projetos eficazes como maior investimento e incentivo no acervo literário para as escolas municipais; Investimento nas práticas leitoras; Reforço escolar; Formação para gestores pedagógicos sobre Fluência Leitora, além de elaboração de plano de ação com foco na leitura e acompanhamento da execução do plano com visitas nas unidades escolares.

Donizeti ressalta ainda que avaliação passou a ser feita em 2023, por isso não é possível avaliar o desempenho de Santa Isabel nos anos anteriores, mas ela destaca que os investimentos realizados na capacitação dos professores da rede municipal, por meio do Programa de Alfabetização (PROALFA) contribuíram para o resultado alcançado. De acordo com ela, a Pasta também elabora Parâmetros de Aprendizagem por bimestre, além de formação para professores dos Segundos anos por meio de avaliações externas.

“Nossa Secretaria realizou e segue realizando o monitoramento constante das aprendizagens de nossos alunos, bem como a aplicação de sondagens diagnósticas e análise da aprendizagem”, destacou a Secretária. Veja na tabela abaixo o ranking do desempenho dos municípios da região na avaliação do INEP.

COLOCAÇÃO MUNICÍPIOS PERCENTUAL DE ALUNOS ALFABETIZADOS
01 Santa Isabel 72,2 %
02 Guararema 64,8 %
03 Salesópolis 64,6 %
04 Igaratá 61,5 %
05 Poá 54,5 %
06 Ferraz de Vasconcelos 52,7 %
07 Arujá 50,9 %
08 Mogi das Cruzes 46,6 %
09 Itaquaquecetuba 43,0 %
10 Biritiba Mirim 42,6 %
11 Suzano 42,1 %
12 Guarulhos 39,4 %

 

Os resultados alcançados pelos demais municípios da região e de todo Brasil, podem ser conferidos na íntegra, por meio do site do INEP.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments