Santa Isabel lidera ranking de vacinação no Alto Tietê

Para elaboração do índice, o Ministério da Saúde contabilizou os números de 19 tipos diferentes de vacinas do calendário nacional

Ranking vacinas
Santa Isabel lidera o ranking regional de cobertura geral de vacinação. Foto: Assessoria PMSI

Santa Isabel atingiu nesta semana, o topo do ranking de vacinas com a melhor cobertura geral de vacinação na região do Alto Tietê. Os números são divulgados em tempo real pela plataforma do Ministério da Saúde, que considera a abrangência de 19 vacinas que constam no Calendário Nacional de Vacinação, voltado às crianças menores de um ano.

Foi notícia no Ouvidor

Segundo o Ministério da Saúde, o ideal é que a cobertura vacinal esteja acima de 95%, no caso de Santa Isabel, atualmente o índice está em 98%. O município figura na melhor posição da região, à frente de cidades como Arujá, Suzano, Mogi das Cruzes e Guararema. Os dados estão disponíveis no site infoms.saude.gov.br.

Para elaboração do ranking de vacinas, o Ministério da Saúde contabilizou os números de doses aplicadas das vacinas: BCG, DTP, DTP (1º reforço), dTpa adulto, febre amarela, hepatite A infantil, hepatite B, hepatite B (< 30 dias), meningo C, meningo C (1º reforço), penta (DTP/HepB/Hib), pneumo 10, pneumo 10 (1º reforço), pólio injetável (VIP), pólio oral bivalente, rotavírus, tríplice viral 1ª dose, tríplice viral 2ª dose e varicela.

Segundo o Departamento de Vigilância Epidemiológica de Santa Isabel, a alta cobertura vacinal no município começou a ganhar força no final de 2022, com a implementação de ações em todas as salas de vacina. Foram realizadas capacitações, intensificação dos treinamentos sobre imunização; além da organização de grupos técnicos de enfermagem.

Houve ainda a informatização e sistematização dos registros de dados vacinais e a melhoria da “rede de frio”, que garante a qualidade dos imunobiológicos distribuídos pelo Ministério da Saúde. De acordo com a gestão do Departamento de Vigilância Epidemiológica, somente este ano foram adquiridas sete novas câmaras específicas para o armazenamento de vacinas:

“Esse conjunto de ações elevou Santa Isabel a um patamar de qualidade e segurança nunca alcançado anteriormente. Atualmente, 100% das nossas salas de vacina estão equipadas com câmaras refrigeradas, o que proporciona muito mais segurança na oferta de vacinas para a população”, afirma a secretária de Saúde, Dra. Helena Inácio.

Já o prefeito de Santa Isabel, Dr. Carlos Chinchilla, lembra a importância da busca ativa de faltosos, por meio de um controle nas unidades, onde há o registro de cada criança e das vacinas que elas já tomaram: “Quando a criança está perto de tomar uma vacina ou dose de reforço, as equipes entram em contato com a família para lembrar sobre a importância de manter a carteirinha de vacina em dia”, destacou.

O prefeito ressalta ainda que é um compromisso da gestão dar atenção a uma pauta tão importante quanto a vacinação no primeiro ano de vida e afirma que as ações seguem concentradas na busca pela maior cobertura vacinal para todos os públicos.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments