Santa Isabel ganha nova Paróquia

Com a oficialização, a Paróquia passa a ser, territorialmente, a última da Diocese Mogi das Cruzes

Paróquia Santa Teresa
Membros da Paróquia Santa Teresa. Dia 10, cerimônia solene será realizada na Rua Agenor Rocha Araújo, 277. Padre Vinícius Vilela/Acervo Pessoal

Os fiéis da comunidade católica que frequentavam a ‘Quase-Paróquia Santa Teresa D’ávila’, em Santa Isabel puderam, na noite do último domingo (10), presenciar a oficialização da nova ‘Paróquia Santa Teresa’. A “elevação”, ao título, foi realizada em missa solene presidida pelo Bispo Diocesano de Mogi das Cruzes, Dom Pedro Luiz Stringhini, às 18 horas.

Foi notícia no Ouvidor

Segundo o Padre Vinícius Vilela, o primeiro Pároco da comunidade Santa Teresa, a determinação ocorreu após anos de planejamento e apoio de toda a comunidade isabelense: “Desde a época do saudoso Padre João Orlando já existem movimentos entre os fiéis que culminaram na organização do Padre José Eduardo, atual pároco da Matriz Santa Isabel, para que chegássemos a esse título”, disse.

Para o Padre, a oficialização do termo “Paróquia” permite, à instituição, a criação de novos espaços para evangelização: “Há também o quesito material: é preciso reunir o povo em missas – nas capelas, catequese para as crianças, casa paroquial e carro para a locomoção em todo o território abrangente”, ressaltou.

Já oficializada como Paróquia Santa Teresa, a nova unidade agora é composta por 12 capelas situadas nos bairros Parque Santa Teresa, Jardim Vista Verde, Vila Paula, Vila Osíris, Brotas, Jaguari, Ouro Fino, Pouso Alegre, Barroca Funda, Pau Cerne, Varadouro, Funil e Pedra Branca. “Também contaremos com 12 capelas, sendo duas delas na cidade e outras dez na região rural, fazendo divisa com Igaratá, Arujá, Nazaré Paulista e Guarulhos”, disse o Padre.

O que é uma paróquia?

É importante ressaltar ainda que uma Paróquia não é apenas uma igreja. De acordo com o Padre Vinícius Vilela, trata-se de um território composto por diversas igrejas: “O fator determinante para o título de Paróquia é uma porção significativa de povo e de território”, finalizou.

 

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments