Santa Isabel está aplicando 2ª dose da vacina contra a dengue

As 12 unidades de saúde possuem doses da vacina contra a dengue. Para se vacinar, basta que a criança ou adolescente compareça ao local com os documentos necessários

vacina contra a dengue
Em Santa Isabel a vacinação contra a dengue começou no último dia 20/02. Foto: Bruno Martins, Jornal Ouvidor

Em Santa Isabel, a segunda dose da vacina contra a dengue já está disponível em todas as unidades de saúde, para as crianças com idades entre 10 e 14 anos, que já tenham se vacinado com a primeira dose há 90 dias. O município foi um dos primeiros do Estado de São Paulo a iniciar a campanha, no dia 20 de fevereiro.

Foi notícia no Ouvidor

De acordo com a coordenação da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, a segunda dose da vacina, visa a garantia de máxima proteção ofertada pelo imunizante Qdenga, conforme os protocolos de aplicação. A data prevista para a segunda dose pode ser conferida na caderneta de vacinação.

A Secretária de Saúde, Dra. Helena Inácio, salienta que as crianças e adolescentes que tenham tomado uma dose da vacina contra a dengue – mesmo que na rede particular – podem receber a nova dose. Entretanto, quem estiver fora dessa faixa etária e tiver tomado a primeira dose na rede privada não terá acesso, neste momento, à segunda dose na rede pública.

Já o prefeito de Santa Isabel, Dr. Carlos Chinchilla, lembra que a definição das faixas etárias da campanha segue as determinações do Ministério da Saúde: “Atualmente, a vacina contra a dengue só está disponível no Brasil para pessoas com idades entre 10 e 14 anos. Em Santa Isabel, estamos concentrando esforços para que a vacinação tenha maior adesão possível”.

Locais de vacinação

As 12 unidades de saúde do município têm disponíveis doses da vacina contra a dengue. Para se vacinar, basta que a criança ou adolescente compareça ao local, munido de documento pessoal e caderneta de vacinação, além de estar acompanhado de um responsável.

As unidades de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, entre às 07 e às 16 horas, com exceção da UBS I – Brotas, que opera em horário estendido, entre às 07 e às 19 horas.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments