Santa Isabel é destaque na alfabetização da primeira infância

O Dia Nacional da Alfabetização foi celebrado em Santa Isabel, Município conquistou a segunda posição no Alto Tietê de alfabetização

Alfabetização
Santa Isabel se destacou entre as cidades paulistas pela alfabetização, no tempo certo, dos alunos da rede básica de educação. Foto: Assessoria PMSI

No último dia, 14/11, foi o Dia Nacional da Alfabetização, e Santa Isabel celebrou a data com um grande feito. As instituições FIESP e SESI, indicaram o município, entre as cidades paulistas que se destacaram nos resultados educacionais pela alfabetização, no tempo certo de seus alunos da rede básica de educação.

De acordo com dados divulgados pela secretaria Municipal de Educação de Santa Isabel, os alunos da rede municipal foram alfabetizados no tempo certo, graças ao trabalho desenvolvido pelos profissionais da educação de cada unidade escolar do município. Por conta dessa marca, o município foi indicado pela FIESP/SESI, que reconheceu as cidades paulistas que se destacaram nos resultados educacionais, com base nos dados de 2022.

Veja Também

Mais de trezentos municípios foram avaliados em critérios como a análise dos índices de proficiência das redes municipais, nos níveis básico e avançado, além do nível socioeconômico de cada local.

Alfabetização
Santa Isabel se destacou entre as cidades paulistas pela alfabetização, no tempo certo, dos alunos da rede básica de educação. Foto: Assessoria PMSI

Dentre esses municípios, Santa Isabel foi classificada em segundo lugar da região do Alto Tietê, em índices de alfabetização. Isso porque, em Santa Isabel, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, implantou atividades voltadas à leitura, a escrita e o multi-letramento, por meio de sequências didáticas.

O município também investiu em formação continuada voltada aos professores, com foco em estratégias diferenciadas e lúdicas. Outro destaque foi o Programa Tempo de Aprender, no qual assistentes de alfabetização alocados nas salas de primeiros e segundos anos reforçavam o desenvolvimento dos alunos. Esses profissionais receberam orientações técnicas e acompanhamento no decorrer do ano letivo.

Outra ação da Secretaria foi o investimento nos projetos de leitura e a adesão à avaliação de fluência leitora. Todas essas medidas colaboraram para os resultados alcançados na rede, e consequentemente o reconhecimento de entidades referenciais, como o FIESP e o SESI.

Para o prefeito de Santa Isabel, Carlos Chinchilla, investir na alfabetização na idade certa é importante porque isso contribui para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças, além de aumentar suas chances de sucesso acadêmico e profissional no futuro, e promover a igualdade de oportunidades educacionais.

“A alfabetização na idade certa é importante porque permite que as crianças desenvolvam habilidades de leitura e escrita desde cedo, o que é fundamental para o seu aprendizado ao longo da vida”, disse o Prefeito.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments