Início Cidades Santa Isabel

Santa Isabel aprova a presença de doulas nos partos

Projeto foi aprovado pela Câmara e deve passar por sanção do prefeito nos próximos dias. A doula Gabriela Gonçalves fala sobre a importância deste reconhecimento

Há tempos o conceito e a importância de proporcionar a gestante um parto humanizado vem ganhando notoriedade e cada vez mais discussão. Mais do que dar à luz, neste momento a mulher precisa ser protagonista e ter voz ativa e foi pensando nisso que a Câmara Municipal de Santa Isabel aprovou por unanimidade o Projeto de Lei (PL) que permite a presença de doulas no parto durante todo o procedimento.

Antes mesmo da criação dos hospitais e dos centros cirúrgicos que institucionalizaram o parto no Brasil, as mulheres pariam em casa, rodeadas de outras mulheres conhecidas que davam a ela todo o apoio e suporte necessário durante todas as fases da maternidade.
Tias, avós, irmãs essas eram as doulas do passado, hoje a doula tornou-se uma profissão. Trata-se de uma mulher experiente que no momento do parto está ao lado da grávida, prestando suporte físico e emocional a ela e auxiliando nas melhores escolhas a serem decididas única e exclusivamente pela gestante, a fim de proporcionar a ela e ao seu bebê um parto seguro.

No momento em que o Brasil é o segundo país no mundo com a maior taxa de partos realizados com cesáreas, cerca de 55%, o que contraria as indicações da própria Organização Mundial da Saúde (OMS) que reconhece que a prática cirúrgica adotada, ao invés de ser uma opção no procedimento, pode estar cada vez mais levando mães e bebês ao óbito, quando realizado de forma irregular e desnecessária. Nestas horas, ter um suporte e orientação adequada na hora de se fazer a melhor escolha é um fator primordial a todas as gestantes.

A educadora perinatal e terapeuta complementar Gabriela Gonçalves, que também é doula, reforça a importância da gestante ser a dona do seu parto, portanto é dela o direito de escolher, quando não houver riscos, a melhor forma que ela deseja dar à luz para que o procedimento seja o mais natural possível.

“Na maioria dos casos, a doula é uma pessoa da confiança da gestante que já vem a acompanhando e a família, durante o seu pré-natal. Trata-se de uma profissional que jamais deve interferir na conduta médica, mas sim auxiliar a gestante e a família a tomarem as decisões de forma consciente e sobre os prós e contras daquela intervenção oferecida”, diz.

Alguns hospitais da região já aceitam a presença de doulas juntamente a equipe particular médica responsável pelo procedimento. Em Santa Isabel essa prática ainda não é adotada na Santa Casa de Misericórdia, mas com a aprovação do recente projeto na Câmara e após sanção do prefeito Dr. Carlos Chinchilla a nova determinação garantirá que as grávidas do município, que desejarem ter o suporte de uma doula no parto, possam contar com este novo apoio: “Com essa PL, nós doulas passaremos a ser reconhecidas como profissionais dentro do município, como assim já acontece em vários estados brasileiros. É uma conquista não só para nossa profissão, mas principalmente para toda a cidade”, disse Gabriela.

Veja Também

Pandemia e novos desafios aos processos de adoção

No próximo dia, 21/05, acontecerá em Santa Isabel, na Rua Osvaldo Cruz, Nº120, Bairro Lanifício a 1ª Roda de gestantes e famílias sobre a importância da humanização no parto. A palestra, gratuita, será ministrada por Gabriela a partir das 16h.

mais informações você confere na próxima quinta-feira, 19/05, quando Gabriela e a vereadora Bruna Pati, autora da PL aprovada na Câmara participarão de um bate papo ao vivo no Programa de Frente com o Ouvidor. A entrevista você confere a partir das 19h em nosso canal oficial no Youtube.

Se inscrever
Notificar de
2 Comentários
Mais antigo
O mais novo Mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
itabira Jonas
2 meses atrás

As doulas são especiais. Estão à disposição do amor, materno, amigo e da vida no seu todo. Em Santa Isabel, faz todo sentido. Isabel foi Doula de Maria.

Editor
2 meses atrás
Reply to  itabira Jonas

Com toda razão sim Itabira. Obrigado por interagir com a gente por aqui.

Nesta quinta-feira, 19/05, faremos uma entrevista ao vivo sobre este tema, vem acompanhar com a gente em nosso canal no Youtube, a partir das 19h.

wpDiscuz
Sair da versão mobile