Sábado é de ações voltadas para saúde do homem

As secretarias de Saúde de Santa Isabel e Arujá promovem neste sábado, 25, uma série de ações importantes para a saúde do homem em ambos os municípios

Saúde do homem
Logo cedo um grande público masculino já está na UBS I - Brotas para participar da ação do Novembro Azul.

As Prefeituras de Arujá e Santa Isabel, por meio de suas secretarias de Saúde promovem hoje, (25/11) ações do Novembro Azul, voltadas à saúde do homem. O dia D acontecerá com as principais unidades das cidades abertas fazendo coleta de exames e reforçando os cuidados com o público masculino.

Veja Também

UBS I estará aberta neste sábado 25/11, das 8h às 12h para a coleta do exame PSA.

Em Santa Isabel, a UBS I – Brotas – estará aberta entre às 08h e às 12h para a coleta do exame PSA, o teste possibilita a investigação de possíveis condições clínicas relacionadas a próstata, contribuindo para a identificação precoce do câncer de próstata, além da monitoração da progressão do câncer em homens já diagnosticados e tratados.

Não é necessário marcar o exame, porém, alguns preparos são necessários, como por exemplo, não ter relações sexuais nos dois dias que antecedem a coleta. No local, também será realizada avaliação odontológica, teste rápido de HIV, Sífilis, hepatites virais e atualização da caderneta de vacinação.

Ainda no município, nos dias 29/11 e 30/11 (quarta e quinta-feira) a mesma iniciativa ocorrerá no ESF do Jardim Eldorado. A ação visa atender aos moradores daquela região. De acordo com a Secretaria de Saúde, mais informações sobre os exames podem ser obtidas nas unidades de saúde de referência, ou na própria Pasta, por meio do telefone: 4656-4444.

Arujá reforça: “Ter coragem é se cuidar”

Com o slogam “Ter coragem é se cuidar”, a secretaria de Saúde de Arujá promoverá nas UBS’s Nova Arujá, Jd. Emília, Mirante e Jd. Real das 8h às 16h, coleta do exame de PSA – Antígeno Prostático Específico, um teste feito a partir da coleta de sangue, que rastreia o câncer de próstata. Também será feita a testagem rápida de HIV, sífilis, hepatite B e C.

Para o atendimento, o paciente deve apresentar o Cartão SUS e um documento com foto. Para a coleta, o paciente não deve realizar exame de toque retal e nem praticar relações sexuais nas 48h que antecedem o procedimento.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments