Todos os candidatos à prefeitura de Santa Isabel, sabatinados pelo Jornal Ouvidor prometeram manter o benefício de gratuidade no transporte municipal. Instituído em dezembro do ano passado, Rota Livre caiu nas graças da população que usa diariamente o transporte público, mas ainda coleciona muitos problemas, sobretudo na flexibilidade de horários.
Foi notícia no Ouvidor
- Rota Livre aumenta em mais de 40% a demanda das linhas municipais
- Após cinco meses, Rota Livre triplica o número de passageiros
- Até outubro, Brasil tinha 84 cidades com Passe Livre nos ônibus
Entendendo o benefício que o Rota Livre trouxe a população isabelense, os candidatos defendem a manutenção do serviço, no entanto apontam as melhorias necessárias. Bira Carvalho defende uma reestruturação do modelo adotado pela atual gestão, o que de acordo com ele, não atende as reais necessidades do município e onera os cofres públicos.
“Hoje o contrato é por quantidade de passageiros e isso não tem sentido algum numa cidade como Santa Isabel, o que nos obriga a todo mês fazer uma participação do município com subsídio para poder custar a empresa. Pretendemos regularizar este contrato e adotar a modalidade por quilômetro rodado, como os outros municípios fazem e o próprio Tribunal de Contas aponta ser a maneira mais correta”, destacou Bira.
O Candidato a prefeito pelo PSOL apontou ainda a necessidade de se criar novas linhas e retomar outras que foram extintas ainda na pandemia da Covid-19 e nunca mais foram reativadas, como a Avenida Brasil, por exemplo.
O Candidato do PL, Clebão fez questão de enfatizar que não acabará com o benefício concedido pela atual gestão, mas apontou reajustes que precisam ser realizados, a fim de que o serviço atenda de forma eficiente e mais acessível. “Nossa proposta prevê mais rotas e mais horários para atender todos os bairros, especialmente os mais afastados. Precisamos melhorar a estrutura dos coletivos e renovar as frotas para aí sim oferecer um serviço conforme a qualidade que o contrato prevê, pois atualmente na prática não é o que se vê”, apontou.
Teresinha Pedroso (PSB) foi enfática e garantiu a manutenção do serviço com reativação de linhas extintas e horário mais estendido: “É preciso disponibilizar mais horários de ônibus pois nossa população está muito desassistida com o esquema que temos atualmente.”, disse.
Responsável pela criação e desenvolvimento do projeto na cidade, o Prefeito Dr. Carlos Chinchilla reconhece a importância de algumas melhorias e garante que beneficio será mantido enquanto o mesmo for prefeito: “Disseram que nós não conseguiríamos, que não seria viável para uma cidade como a nossa, mas provamos ser sim e fizemos. Para o próximo ano, já estamos revendo a melhoria no número de linhas e a ampliação de outras novas, conforme a necessidade de cada localidade”, destacou.
- Receba os conteúdos do Ouvidor no seu WhatsApp
Atualmente o Rota Livre dispõe de 11 linhas municipais e tem custo mensal à prefeitura de R$ 520 mil por mês.