A regra 80/20: Este conceito poderá mudar a sua vida

A regra 80/20 é fundamentalmente um aforismo que afirma que 80% dos resultados (ou saídas) resultam de 20% de todas as causas (ou entradas) para qualquer evento. Em outras palavras, a regra 80/20, também conhecida como Princípio de Pareto, afirma que uma pequena porcentagem de causas tem um efeito descomunal.

Veja mais

É importante entender esse conceito porque ajuda você a descobrir quais iniciativas priorizar para causar o maior impacto em qualquer um dos campos desejados.

Para entender melhor vamos ver alguns exemplos

  • 20% da entrada cria 80% do resultado
  • 20% dos trabalhadores produzem 80% do resultado
  • 20% dos bugs causam 80% das falhas

Abordado de forma simples, o princípio de Pareto ajuda a determinar as áreas nas quais concentrar seus esforços.

O princípio 80/20 ajuda você bifurcar suas tarefas e recursos; os importantes e os sem importância. Ele ajuda você a aumentar sua eficiência. Além disso, também ajuda a reduzir o desperdício de tempo e energia, resultando em maior produtividade. A regra 80/20 ajuda você a alcançar o maior sucesso no menor tempo possível.

No início, a regra 80/20 trata de identificar os melhores ativos de uma entidade e, em seguida, criar o máximo de resultados com eficiência. Por exemplo, ao comparecer a um exame, identificamos os capítulos do livro que mais nos beneficiarão para o próximo exame e nos concentramos neles primeiro. No entanto, isso não significa que devemos ignorar o resto, mas focar nos importantes, que serão nossa prioridade.

Não é incomum ver pessoas que parecem estar ocupadas o dia todo, mas parecem realizar muito pouco. Isso quase sempre ocorre porque eles estão ocupados trabalhando em tarefas de baixo valor enquanto procrastinam uma ou duas atividades que podem fazer uma diferença real em suas carreiras.

Para aumentar sua produtividade, você pode usar a regra 80/20 para priorizar as tarefas que precisa realizar durante o dia. A ideia é que de toda a sua lista de tarefas, completar 20% dessas tarefas resultará em 80% do impacto que você pode criar para o dia. Portanto, para obter o maior impacto, liste quais tarefas têm o maior impacto e concentre-se nas tarefas do dia.

Para fazer isso, liste todas as tarefas que você precisa fazer no dia. Depois disso, escolha quais deles têm o maior impacto. Mantenha sua prioridade para realizar as tarefas pré-selecionadas sem mais delongas.

As vantagens de usar a regra 80/20 em sua vida diária incluem: aumento de produtividade e eficiência, e também ajuda você a ter um pouco mais de tempo livre para aproveitar seus outros hobbies. Além disso, também ajuda você a criar estratégias para seus próximos empreendimentos.

O princípio de Pareto foi desenvolvido pelo economista italiano Vilfredo Pareto em 1896.

Essa regra 80/20 pode ser aplicada a quase todos os aspectos do seu dia-a-dia. Ele pode fazer maravilhas quando aplicado corretamente e deixa você com uma sensação de satisfação no final do dia, realizando suas tarefas importantes e sendo produtivo.

No mínimo, vai ajudá-lo a crescer exponencialmente.

Compartilhe com seus amigos e familiares se achou útil. Espero que isso ajude você, e tenha um bom dia!

Nunca limite seu crescimento!!!

 

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments