Região se apresenta no Revelando SP

Termina amanhã (7), em São José dos Campos, o Revelando SP, o maior festival de valorização das culturas tradicionais paulistas

Termina neste domingo (07) mais uma edição do Revelando SP. Maior festival de valorização das culturas tradicionais paulistas está acontecendo em São José dos Campos e reúne as cidades da região como Arujá e Santa Isabel que apresentam suas deliciais e tradições aos principais representantes do estado.

Foi notícia no Ouvidor

Iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio de sua Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, está reunindo em São José dos Campos, 89 municípios, de 11 regiões do estado de São Paulo. São 118 participantes: 41 de artesanato, 45 da culinária e 32 representantes das mais diversas manifestações de culturas tradicionais, como danças típicas, música e exposições. São Paulo e mais nove municípios da região estarão representados no evento, contemplando todas as suas frentes.

Entre os stands de culinária, Arujá participa com Sabores da Memória: Herança Gastronômica. Guarulhos, por sua vez, traz sua culinária regional, com o Tachos do Olímpio e feijão tropeiro, arroz carreteiro e caldos feitos no fogão à lenha. Tem também Pamonha de Milhões, Alambique do Décio e Galinhada São Longuinho, de Guararema, e Doces Caseiro da Dina, de Ferraz de Vasconcelos, além de delícias de cambuci – fruta típica da Mata Atlântica – vindas de São Paulo.

No artesanato, Carapicuíba vem com arte em ferro, Guararema com carro de boi e produtos manufaturados, Guarulhos com artesanato indígena das etnias Pankararé e Wassu Cocal e pintura criativa e científica de aves de Salesópolis.

Entre as manifestações das culturas tradicionais teremos Grupo Folia de Reis Estrela Guia, de Biritiba Mirim, Vera Bianca e Regional, de Guarulhos, Moçambique de Santa Isabel e Conexão Cultural Cigana, de Mauá.

Sobre o Revelando SP

O Revelando SP, que já teve mais de 55 edições ao longo de quase três décadas, oferece ao público uma viagem pelas tradições do estado de São Paulo. O festival promove uma amostra de produções artesanais, culinária típica e manifestações culturais, como moda de viola, expressões da cultura tropeira, catira, congada, música e dança de povos originários. São saberes passados de geração em geração e que representam a riqueza e diversidade cultural paulista. Além disso, o Revelando SP é palco para a apresentação de grandes nomes da música brasileira.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments