Um alerta emitido pela Defesa Civil do Estado de São Paulo na tarde desta quarta-feira (06) aponta para grande incidência de chuvas acompanhadas de raios, rajadas de vento e granizo que vão atingir toda a região entre esta quinta-feira (7) e sexta-feira (8). Diante do cenário, o Governo de São Paulo irá instalar a partir das 8h desta quinta-feira o gabinete de crise, o objetivo é garantir pronta resposta à população em caso de emergência causada pelas chuvas.
-
Clique AQUI faça parte da nossa comunidade e receba todos conteúdos do Ouvidor em seu WhatsApp
Segundo a Defesa Civil, o alerta é devido à passagem de uma frente fria pela costa da região sudeste, a qual poderá criar condições para pancadas de chuva forte seguida de temporais. No início da noite desta quarta-feira, a Defesa Civil do Estado apontou ainda que Santa Isabel registrou um acumulado de 40mm de chuvas nas últimas 24 horas.
O gabinete de crise, a ser instalado nesta quinta-feira, deverá contar com representantes das Agências Reguladoras do Estado, bem como as concessionárias de energia elétrica e abastecimento de água: “O objetivo é permitir uma comunicação mais ágil e ações mais efetivas de monitoramento e controle”, destacou a Defesa Civil.
Foi notícia no Ouvidor
- Arujá sediará 2º Campeonato Mundial de Taekwondo em 2025
- Governo de SP leiloa lote de construção de novas escolas; uma delas em Arujá
- Grupo PSI alerta e ressalta para os sintomas do câncer de próstata
Os níveis de acumulados de chuva poderão variar entre alto e muito alto. Nas regiões de Marília e Presidente Prudente os níveis estarão alto. Já na Capital, Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Ribeira, Regiões de Itapeva, Sorocaba, Campinas, Baixada Santista, Litoral Norte, Vale do Paraíba, São José do Rio Preto, Araçatuba, Barretos, Franca e Ribeirão Preto os níveis de acumulados de chuva serão muito alto. “Atenção especial para as Regiões de Bauru e Araraquara, pois os níveis serão ainda mais elevados”, disse.
Orientações da Defesa Civil
A Defesa Civil relembra as recomendações fundamentais no período de chuvas que são:
- Evitar lugares abertos, como praias, campos de futebol e estacionamentos. Objetos altos e isolados, como árvores, postes, caixas d’água e quiosques também devem ser evitados;
- No momento da chuva mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como geladeiras, fogões e TVs. O banho também deve ser evitado durante a tempestade.
- Em caso de ventos fortes, tenha cuidado com a queda de árvores, postes, fios e semáforos;
- Não desafie a força das águas, não tente transpor uma enxurrada ou andar em áreas de alagadas;
- Se estiver em uma área de encosta, observe sinais de movimentação do solo, como rachaduras nas paredes, árvores e postes inclinados, e água lamacenta;
- Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e ligue para o serviço de emergência.
Para receber alertas da Defesa Civil, o usuário pode mandar um SMS com o CEP da região para o número 40199 ou acompanhe as redes sociais pelo @defesacivilsp.