Região receberá mais de 79 mil doses da vacina contra a dengue

Ao todo, a região deve receber 79.416 doses da vacina contra a dengue, o que de acordo com o Condemat, está abaixo do necessário

O Ministério da Saúde anunciou na sexta-feira, 09/02, o seu plano de ação para início da distribuição e aplicação da vacina contra a dengue no país. No estado de São Paulo, os imunizantes já começaram a chegar, mas ainda não há informações oficiais sobre quando as cidades começarão a receber as vacinas.

Foi notícia no Ouvidor

Em todo o estado, 11 municípios serão contemplados nesta primeira fase da campanha nacional de vacinação contra a dengue, todos os 11 fazem compõem o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat).

“Ao todo, a região deve receber 79.416 doses (tabela abaixo), número que, a exemplo do início da campanha de Covid-19, é menor que o necessário para imunizar as crianças da faixa etária preconizada, com isso, os municípios estão avaliando estratégias de atendimento”, destacou o Consórcio.

De acordo com a Nota Técnica divulgada pelo Ministério da Saúde, a vacina será aplicada em duas doses, sendo que a recomendação é iniciar a imunização pelo público-alvo com idade entre 10 e 11 anos. A Pasta divulgou, ainda, que a segunda dose será enviada aos municípios posteriormente considerando o intervalo recomendado de três meses entre as aplicações.

O Ministério da Saúde esclareceu que a definição das cidades atendidas levou em consideração “municípios de grande porte (com população igual ou superior a 100 mil habitantes) que apresentam alta incidência de dengue no país. Isso inclui os demais municípios abrangidos por suas regiões de saúde, independentemente do tamanho populacional”, ressaltou.

O Ministério priorizou as áreas com predominância do sorotipo DENV-2 – recentemente emergente – e maior número de casos no período de monitoramento de 2023 a 2024. Em sua Nota Técnica, o Ministério da Saúde reforçou ainda que a vacina não irá acabar com a dengue e o controle do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, depende unicamente, de ações de conscientização e combate: “A prevenção, ainda é o principal método para evitar e controlar a dengue e outras doenças, como Zika e Chikungunya”, finaliza.

Municípios  Doses 
Arujá 2.343
Biritiba Mirim  821
Ferraz de Vasconcelos  4.994
Guararema 800
Guarulhos 34.270
Itaquaquecetuba 10.960
Mogi das Cruzes 12.143
Poá 2.834
Salesópolis 419
Santa Isabel 1.423
Suzano  8.409
Total 79.416

Fonte: Ministério da Saúde

 

Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments