Outubro Rosa: ações de conscientização movimentam região

Palestras, mutirão de exames e informações sobre câncer de mama e colo do útero marcam o Outubro Rosa em Santa Isabel e Arujá.

Outubro Rosa: ações de conscientização movimentam região
Evento contou com palestras e roda de conversa com idosos do programa. Foto: Assessoria de Arujá

Caminhada, evento beneficente, campanha de examinação e mais ações marcam o Outubro Rosa na região. Seja por organizações públicas ou privadas, todas as práticas visam arrecadar fundos para causas sociais ou a conscientização do tema.

O mês visa espalhar o máximo de informações acerca do câncer de mama ou do colo de útero. De acordo com o Ministério da Saúde, em 2024, as doenças já atingiram mais de 73 mil pessoas. Destes casos, 17% poderiam ser evitados.

Foi notícia no Ouvidor

Confira nesta reportagem todas as ações que marcam o Outubro Rosa em Santa Isabel, Arujá e Igaratá.

Santa Isabel

No próximo dia 26 de outubro, a secretaria municipal de Saúde promove o “Dia D” no combate ao câncer de mama e nos cuidados com a saúde da mulher. Com o tema “Cuidar de si também é amor próprio”, a iniciativa reforça os serviços de saúde de forma gratuita.

O Dia D acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Jardim Eldorado, das 9h às 17h. A UBS I (Brotas), II (Avenida Brasil) e ESF oferecerão testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), bem como a coleta de papanicolau, avaliação odontológica e vacinação.

Vale destacar ainda que a Unidade II, na Avenida Brasil, também disponibilizará exames de mamografia.

Já em organizações privadas e voluntárias, as ações seguem ao longo do mês. Como por exemplo, a ‘Taberna do Rei’ promove, na noite do dia 24 de outubro, a ‘Noite de Encerramento do Outubro Rosa’. A ocasião contará com ações como a “degustação solidária”, e os ingressos estão à venda por R$50. O dinheiro arrecadado será destinado à ONG ‘Rapunzel Solidária’.

A Organização dos Advogados do Brasil (OAB) subseção de Santa Isabel também organiza, no dia 26 de outubro, a ‘Caminhada Rosa’. Com objetivo simbólico, convida toda a população em um caminhada que começa a partir das 9h na Praça da Bandeira, e percorrerá as ruas do Centro da cidade.

Arujá

Em Arujá, as ações do Outubro Rosa continuam. Neste sábado (19) até às 16h, a população poderá participar de um mutirão de exames dedicados às mulheres arujaenses.

Na ocasião, serão oferecidos exames de Papanicolau, Mamografia e avaliação odontológica nas seguintes Unidades Básicas de Saúde (UBSs):

– UBS Central (Avenida dos Expedicionários, ao lado do Centro de Especialidades Médicas)
– UBS Nova Arujá (Avenida São Lucas, 310)
– UBS Jardim Real (Rua São Paulo, 675)
– UBS Mirante (Estrada do Kondo, 712)
– UBS Parque Rodrigo Barreto (Rua Pedro Severino Martins, 231)
– UBS Jardim Emília (Rua Oscar Schiavon, 391)
– UBS Jardim Fazenda Rincão (Avenida Benedito Manoel dos Santos, 1300)

Para todos os exames, é necessário ter em mãos o Registro Geral (RG) e o Cartão SUS, além de ter realizado os últimos exames há, no mínimo, um ano. Também devem suspender atividades sexuais por 72 horas antes do procedimento, e não é permitido o uso de pomada vaginal e/ou ducha íntima por 48 horas antes do exame. As pacientes também não podem estar no período menstrual.

Este mês, a secretaria municipal de Assistência Social organizou, no último dia 10, uma palestra para alunos do Centro de Convivência do Idoso (CCI). Na ocasião, as profissionais da saúde Larissa Tolentino e Livia Romão abordaram a importância do autoexame e da regularidade nos exames ginecológicos, destacando que a prevenção deve ser contínua, independentemente da idade.

Além disso, a ONG ‘Casa Rosa e Azul’ promove, na próxima sexta-feira (25), uma roda de conversa sobre o tema, bem como uma palestra para pacientes oncológicos, conduzida por Priscila Guskuma. A ação começa às 10 horas da manhã.

A ‘Casa Rosa e Azul’ fica localizada na Rua Espanha, 705, no bairro Jardim Rincão, em Arujá.

Igaratá

O Jornal Ouvidor procurou a Prefeitura Municipal de Igaratá, que não se manifestou até a publicação desta reportagem.

O que é o câncer de mama e do colo do útero?

Em reportagem divulgada pelo Jornal Ouvidor – e apoiada pela Pedreira Santa Isabel (PSI) -, é possível verificar todos os detalhes sobre as doenças, como sintomas, métodos de diagnóstico e mais. PSI chama atenção para o Outubro Rosa

 

 

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
O mais novo Mais votados
Inline Feedbacks
View all comments