Região conta com mais de 5 mil novos eleitores

Dados do cartório eleitoral de Santa Isabel e Igaratá revelam que, no total, mais de 50 mil eleitores estão aptos a participarem das eleições municipais em outubro.

É possível votar mesmo sem o título de eleitor. Opções variam entre documentos com foto ou aplicativo móvel. Foto: Gustavo Vaquiani.

O prazo para regularização do título eleitoral terminou oficialmente na última quarta-feira (8) em todo o Brasil. Segundo informações da 115ª Zona Eleitoral de Santa Isabel, que também atende Igaratá, os municípios agora contam com aproximadamente 5.125 novos eleitores entre 16 e 17 anos e que estão aptos a participarem das eleições municipais que acontecerá no próximo dia 6 de outubro.

Foi notícia no Ouvidor

Segundo dados divulgados pelo cartório eleitoral, Santa Isabel responde pela maioria dos novos registros realizados entre 2023 e 2024. Ao todo, no período, o cartório registrou 3.675 novos eleitores isabelenses, dos quais 965 tinham 16 anos e 2.710, 17 anos.

Já Igaratá ganhou o reforço de 1.090 novos eleitores, com idade entre 16 e 17 anos, que votarão nestas eleições. Do total de novos eleitores igarataenses 271 tem 16 anos e os eleitores com 17 anos são um total de 819.

De acordo com o cartório eleitoral isabelense, mais de 50 mil eleitores devem votar nas eleições municipais de Igaratá e Santa Isabel.

Números do cartório Arujaense

Desde o último dia 08 de abril, até o início desta semana, o cartório eleitoral de Arujá realizou um total de 908 atendimentos entre transferências, revisões e alistamentos. Na última eleição em 2022, a unidade realizou um total de 1.351 atendimentos.

Para os que perderam o prazo

A advogada especialista em direito eleitoral Dra. Janaina Camasmie explica que aqueles que por ventura tenham perdido o prazo para regularização eleitoral, além de não poderem votar em outubro, estão proibidos também de tomarem posse em concurso público e terão problemas de dificuldades de conseguirem renovar matrículas em instituições públicas, além de não poderem emitir passaportes. “Estes só conseguirão resolver essas pendências, após a realização do segundo turno das eleições municipais, ou seja, em novembro”, disse.
O primeiro turno das eleições municipais acontecerá em 6 de outubro e para as cidades com mais de 200 mil moradores o 2º turno acontece em 27 de outubro.

Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Mais antigo
O mais novo Mais votados
Inline Feedbacks
View all comments