“A luta do povo negro ainda continua. Lutamos todos os dias para não apagarem a nossa história e as pessoas que foram importantes nessa conquista”, quem fala é a membra do Conselho Municipal da Comunidade Negra de Santa Isabel, Cynthia Mariah. Em entrevista do Ouvidor, internautas recordam a conquista do povo negro dentre elas a celebração do Dia da Consciência Negra.
A conselheira participou de uma entrevista ao vivo no Programa de Frente com o Ouvidor. A atração foi uma das muitas opções de informação e entretenimento que moradores da região tiveram para conhecer um pouco mais sobre a importância do 20 de novembro e as personalidades que marcaram e sustentam essa conquista até os dias de hoje.
- Clique AQUI faça parte da nossa comunidade e receba todos conteúdos do Ouvidor em seu WhatsApp
Cynthia desempenha um importante papel na sociedade isabelense, sobretudo no resgate as tradições das quais a maioria estão relacionadas ao povo negro e a formação de nossa ancestralidade. Além do bate papo com o Ouvidor, ela intermediou outros dois importantes encontros promovidos na quinta e sexta-feira.
Já em Arujá, a data não passou despercebida instituído como feriado municipal desde 2011, o Dia da Consciência Negra teve como atração a projeção dos rostos de personalidades importantes no movimento negro como Gilberto Gil, Glória Maria e outros grandes nomes foram projetadas, acompanhadas de mensagens poderosas.
Foi notícia no Ouvidor
- Centro de Formação pode demorar mais que o planejado
- Arujá prepara construção de 150 moradias pelo programa Minha Casa, Minha Vida
- Espírito natalino de Nenê Bolacha dá nome a Campanha do Ouvidor
Três pontos da cidade foram transformados em telas de “vídeo mapping”: as árvores na esquina da Rua Brás Maiolino com a Prudente Alves, no Jardim Renata; a parede do estacionamento na Praça do Coreto e a fachada do Fácil Arujá, ao lado do Paço Municipal.
“Essas projeções foram desenvolvidas por alunos que participaram das oficinas de vídeo mapping, que capacitaram jovens e adultos na produção audiovisual e trouxeram o conceito de cinema expandido para as ruas de Arujá”, destacou a Prefeitura.
Ainda em Arujá, alunos do Centro de Convivência da Criança e do Adolescente (CCCA), unidade Centro criaram um painel que retrata o protagonismo do povo negro na sociedade.
Pela primeira vez em 2024, o Dia da Consciência Negra foi celebrado em todo o Brasil.