Queimada em terreno provoca mobilização de moradores

Mangueiras “emendadas” e união de residentes ajudaram a diminuir as chamas; Defesa Civil detalha ações para combate a incêndios.

Queimada durou aproximadamente 1h40 e chegou próxima às residências da Rua Ocidente.
Queimada durou aproximadamente 1h40 e chegou próxima às residências da Rua Ocidente.

Uma queimada atingiu um terreno da Rua Ocidente, no bairro Jardim Eldorado, na noite da última quinta-feira (9). Imagens enviadas ao Jornal Ouvidor mostram a situação vivida pelos moradores, que se mobilizaram para conter o avanço das chamas o mais rápido possível.

Segundo uma moradora, residentes e pessoas próximas ao local “emendaram” mangueiras e utilizaram todos os equipamentos que estavam ao alcance dos mesmos. “Ficamos com muito medo. O fogo estava muito próximo às nossas casas. Muitas crianças que moram por aqui têm rinite. Foi desesperador”, lamentou. Ação ajudou a controlar o foco, que teve fim por volta de 20h40.

Foi notícia no Ouvidor

De acordo com Matheus Garcia, integrante da Defesa Civil de Santa Isabel, o município registrou, até maio de 2024, cerca de sete ocorrências de incêndios em diferentes áreas do município. Ele ainda alerta que queimadas acontecem com maior frequência no chamado “período de estiagem”, que se estende entre maio e setembro.

“Cita-se no mês de maio devido às condições climáticas que se tornam mais propícias para incêndios”, disse.

Monitoramento de queimadas

Matheus também explica que o município está em processo de adesão ao acompanhamento de queimadas por meio do Sistema de Monitoramento e Alerta Climatempo (SMAC), que permitirá a análise de focos de incêndio em tempo real em todo o Estado, com informações baseadas em satélites e inteligência artificial.

Além do acompanhamento, ele acrescenta que as equipes da secretaria de meio ambiente, agricultura e desenvolvimento agropecuário também possuem um “engate pipa acionado por tração motora”.

Por fim, Matheus ressalta que a população é “fundamental para auxiliar no combate às queimadas florestais”. Dentre as demais ações para o combate a queimada, está a denúncia por canais oficiais do município, como a secretaria de meio ambiente – (11) 4656-8151 – e o Corpo de Bombeiros (193).

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments