Ministério amplia 4ª dose contra a Covid-19

4ª Dose Contra a Covid
Foto: Rodrigo Nunes/MS

O Ministério da Saúde publicou no sábado, 04/06, nota técnica que estende a aplicação da 4ª dose contra a Covid-19. Poderão tomar a vacina de reforço pessoas com 50 anos ou mais e todos os trabalhadores da saúde maiores de 18 anos.

A decisão já havia sido informada ainda na quinta-feira, 02/06, pelo Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, mas tornou-se oficial após publicação da medida no Diário Oficial da União.

A nota técnica, afirma que, apesar de haver poucos dados sobre a eficácia da segunda dose de reforço, a aplicação da quarta dose se faz necessária, em decorrência do aumento de novos casos positivos de Covid.

Após decisão da União, as cidades devem começar a disponibilizar, já a partir desta semana a aplicação da quarta dose nos grupos com 50 anos ou mais e trabalhadores da saúde que tenham tomado a 3ª dose a pelo menos quatro meses.

Veja Nota Técnica do Ministério da Saúde

“Embora existam, até o momento, poucos dados em relação à magnitude e duração do benefício de uma segunda dose de reforço com vacinas Covid-19, diferentes estratégias de vacinação devem ser utilizadas com base na situação epidemiológica e na disponibilidade de vacinas. O surgimento de novas variantes de preocupação e tendência de aumento do número de casos de Covid-19, também devem ser considerados, sobretudo para recomendações a grupos mais vulneráveis e expostos”, afirmou o órgão.

Veja também

Três casos suspeitos de varíola dos macacos no Brasil

Governo Federal anunciou que já distribuiu quase 500 milhões de doses para todo Brasil, garantindo a proteção de 77% da população brasileira com as duas doses. Mais de 85,9 milhões já tomaram a primeira dose de reforço.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments