Economia, reciclagem, denúncias e o plantio de árvores nativas são só algumas ações essenciais para a preservação ambiental. Para o Grupo Pedreira Santa Isabel (PSI), é o momento de união para garantir um futuro saudável: “Precisamos nos mobilizar pela natureza. Juntos, vamos reforçar a mudança, que também começa nos hábitos do dia a dia”, ressaltam.
No âmbito municipal, por exemplo, é possível proteger áreas verdes de invasões, denunciar infratores, além de adquirir mudas nativas de Santa Isabel, como Ipês, Sibipirunas e Paineiras. O secretário municipal de Meio Ambiente, João Buosi, destaca que “todos podem realizar o enriquecimento dessas áreas com as espécies, inclusive frutíferas, para atrair as aves”.
Foi notícia no Ouvidor
- Em Santa Isabel, Diretora do BNDES fala sobre mudanças climática
- Setembro bate recorde de queimadas
- Brasil terá chuvas no Sul e Sudeste, mas seca continua nas demais áreas
Plantio de Árvores
Em 2024, 234 árvores nativas já foram retiradas do “Viveiro Municipal”, local onde são cultivadas diariamente. “É uma média de uma por dia!”, disse o secretário. Para adquirir uma das mudas disponíveis, é necessária a doação de um quilo de alimento não perecível na sede da Pasta, localizada na Rua América, número 200, no Parque São Benedito.
Quanto ao plantio, João acrescenta que “a iniciativa é sempre bem-vinda, inclusive, as árvores podem ser plantadas em locais públicos, de preferência em áreas de preservação permanente (APP), com base no Plano Diretor do município”.
- Receba os conteúdos do Ouvidor no seu WhatsApp
O secretário ainda ressalta que especialistas da Pasta podem fazer recomendações acerca do plantio das árvores nativas, cultivo e acompanhamento das mudas: “Também alertamos todos os cuidados para mantê-las crescendo firmes e fortes no local desejado”, finaliza.
Denúncias a infratores
“De maneira urgente, contribua também com as autoridades para o combate aos incêndios!”, ressalta o Grupo PSI. Eles reforçam os números para contato: a Defesa Civil isabelense e a secretaria de Meio Ambiente atendem pelo número (11) 4656-8151. Já a Polícia Militar, por meio do 190, e o Corpo de Bombeiros, pelo 193.